A contagem regressiva para que a ViaMobilidade receba todos os 36 novos trens encomendados junto à Alstom prossegue, com o cronograma bastante atrasado, porém, em um ritmo de entregas mais intenso nos últimos meses.
Até meados de fevereiro, a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já havia recepcionado 13 composições da Série 8900 e há relatos de que nove deles já estavam em operação.
Em percentuais, isso significa que 36% dos trens já estão com a ViaMobilidade enquanto um quarto da futura frota encontra-se em serviço.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Por enquanto, apenas a Linha 9-Esmeralda tem o privilégio de contar com a nova composição da Frota A, como a empresa a chama.
O ramal possui uma demanda bem maior e opera com um looping entre Mendes-Vila Natal e Pinheiros desde janeiro. Ou seja, precisa de trens de grande desempenho para dar conta da operação.

Apesar da dececpção constante dos usuários da Linha 8-Diamante, num futuro breve os trens da Alstom também deverão ser utilizados no ramal.
Quando toda a encomenda for entregue, a ViaMobilidade terá 61 trens em sua frota, incluindo 19 composições da Série 7000 e seis da Série 5400, com apenas quatro carros e que são usadas na extensão operacional da Linha 8.
Portanto, quase 60% da frota será de trens novos, que certamente serão mais acionados que os modelos mais antigos.