ViaMobilidade chega a um terço da nova frota de trens Série 8900, da Alstom

A 12ª composição foi entregue nesta quinta-feira, 25, no Pátio Presidente Altino. Concessionária das linhas 8 e 9 tem uma encomenda para 36 novos trens

Trem A12 da Série 8900 foi entregue pela Alstom (VM)
Trem da Série 8900 da ViaMobilidade (VM)

O ritmo de entregas dos trens da Série 8900, fabricados pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, continua a mostrar recuperação. Nesta quinta-feira, 25, a empresa entregou no Pátio Presidente Altino, em Osasco, o 12º trem da encomenda de 36 composições fechada pela ViaMobilidade.

Com isso, um terço das composições está com a concessionária, sete dos quais em operação. Há ainda quatro unidades em fases de testes e comissionamento.

O primeiro Série 8900 foi entregue pela Alstom há quase um ano, em 28 de fevereiro de 2023, após vários atrasos em sua fabricação em Taubaté (SP).

Segundo o cronograma estabelecido pelo contrato de concessão, assinado em junho de 2021, o primeiro trem novo deveria ter sido entregue em dezembro de 2022, mas a composição só foi liberada pela Alstom no final de fevereiro de 2023.

A entrada em operação estava marcada para 21º mês de concessão, ou seja, em março de 2023, mas a unidade A01 só começou a prestar serviço em junho, ou três meses depois.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A defasagem entre o cronograma e a situação se agravou no segundo semestre já que a previsão de contrato estabelecia a entrega de três composições por mês, volume só atingido pela Alstom em dezembro.

Apenas um quarto dos trens previstos no cronograma está em operação

Os 34 trens novos previstos na concessão deveriam ter sido entregues até o final do ano passado, com mais duas unidades contratadas pela ViaMobilidade para substituir trens da Série 7000 avariados.

Compare o cronograma de entregas e operação com o realmente executado

Em relação à operação em si, a situação não é melhor. Pelo contrato, 28 trens da Série 8900 já deveriam prestar serviço, ou seja, apenas um quarto deles é desfrutado pelos passageiros.

O atraso, causado por problemas na cadeia global de produção, segundo a fabricante francesa, também tem feito a ViaMobilidade reter por mais tempo os trens emprestados pela CPTM.

Nesta semana, dois trens da Série 8500 estavam sendo preparados pela concessionária para devolução à companhia pública.

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis Siqueira
Luis Siqueira
1 ano atrás

Não acho um atraso tão grande, a própria CPTM já teve problemas maiores

Luis Siqueira
Luis Siqueira
1 ano atrás

Não entendi pq apagaram meu comentário

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás

E nenhum desses trens aparentemente pisara na L8, meu sonho era essa empresa sumir do mapa, que saudade tenho dos trens limpos e intervalos regulares na época da CPTM, o ar condicionado trincando e sem atrasos nas viagens, que saudade da vermelhinha viu

Rafael
Rafael
1 ano atrás
Responder para  kiritsu

Exato

Cleber Matheus
Cleber Matheus
1 ano atrás
Responder para  kiritsu

Cara, eu devo ter muita sorte, pois nunca vi esses trens sujos que vocês encontram, não! E olha que uso a linha 9 diariamente.

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  kiritsu

A CPTM recebeu R$ 20 bilhões do estado em 30 anos e na linha 8 não conseguiu fazer uma operação melhor do que a FEPASA fazia.

Mesmo com essa quantia fabulosa, a CPTM não comprou um único trem novo para a Linha 8, não conseguiu terminar reformas de estações como Osasco, conseguiu reformar a extensão até Amador Bueno para transportar menos passageiros depois da reforma, ficou 10 anos para tirar a restrição de velocidade a leste de comandante Sampaio.

Victor
Victor
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Bom Dia a Todos! Como estão? Espero que esteja bem, e de fato, chegar 1 / 3 é muito bom…

Bom Dia Ivo, tudo bem? Cara, cuidado com o que você fala, pesquisa antes…

https://www.metrocptm.com.br/cptm-estuda-nova-encomenda-de-65-novos-trens/

Série 2070, 7000, 7500, 8000, 8500, esses trens são o que??
Esses que rodaram na Linha 8, fora o 3000 que tbm ficou um tempo lá.

Carlos Roberto Costa
Carlos Roberto Costa
1 ano atrás
Responder para  kiritsu

grande coisa estes anúncios pois a viacalamidade só coloca as sucatas na linha 8 que no tempo da CPTM era a preferida inclusive com trens novos e exclusivos da linha 8 hj só ficou saudades nós da linha 8 ficamos com os restos com trens sujos imundos e sem manutenção a linha 8 que antes era diamante nas mãos da CPTM hj é linha 8 sucata, parabéns a viacalamidade por destruir e humilhar os usuários da linha 8 estas publicações de trem novo da viacalamidade não deviam nem existir pois a mesma nem lembra que existe a linha 8 empresinha maldita e mequetrefe

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

vao ficar lindos de Vermelho qnd a CPTM voltar pra essa linha

Ivo
Ivo
1 ano atrás

Está me ameaçando?

Explique então a PPP do aluguel da Série 8000 (sim, ela não é da CPTM, é só alugada) que saiu mais cara que a compra de trens e que o Tribunal de Contas proibiu a CPTM de repetir.

Marcus
Marcus
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Independente de ser PPP, continuam sendo trens novos da linha, você querendo ou não.

Charles
Charles
1 ano atrás

Me parece haver um erro na matéria, na parte “fabricados pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda” está incorreto, porque a Viamobilidade só está colocando esse trens na linha 9 esmeralda e está deixando os série 7000 surrados e defeituosos somente na Linha 8.