Secretário de Tarcísio prevê Linha 6-Laranja abrindo parcialmente em abril de 2026

Túnel de plataforma da Estação PUC-Cardoso de Almeida (GESP)

Durante a cerimônia de chegada do Tatuzão Sul à estação PUC-Cardoso de Almeida, nesta quarta-feira (31), o secretário de Parcerias de Investimento (SPI), Rafael Benini, fez uma previsão mais precisa sobre a inauguração da Linha 6-Laranja.

Segundo ele, o primeiro trecho, entre Brasilândia e Água Branca, com sete estações, será aberto em abril de 2026. A linha completa, com mais oito estações até São Joaquim, começará a operar um ano depois, em abril de 2027.

O ramal subterrâneo de metrô terá 15,3 km de extensão e será operado pela LinhaUni, concessionária que tem a Acciona como maior acionista. A previsão é que atraia 630 mil usuários por dia quando estiver em plena operação.

A opção por uma inauguração parcial é prevista em contrato desde que ela tenha conexão com o restante da malha metroferroviária.

Isso ocorrerá na estação Água Branca, onde hoje há uma parada da Linha 7-Rubi, da CPTM. O projeto, no entanto, prevê a integração também com a Linha 8-Diamante, que hoje não tem uma estação no local.

As duas fases de inauguração da Linha 6-Laranja (Arte sobre imagem da LinhaUni)

Há, contudo, indefinições preocupantes nesse sentido já que a LinhaUni apenas fará um acesso para a futura estação integrada das linhas 7 e 8.

A tarefa de construir uma nova estação deverá ficar a cargo da empresa que vencer o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas. O certame ocorrerá em 29 de fevereiro.

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A despeito da previsão, as obras da Linha 6-Laranja ainda podem sofrer algum atraso diante da situação da estação 14 Bis.

As obras no local está em ritmo extremamente lento em virtude de escavações arqueológicas.

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