Tatuzão ‘Cora Coralina’ passa de 3,6 km de túneis construídos na Linha 2-Verde
Tuneladora está perto de concluir primeira fase de escavações, possivelmente na próxima semana

A tuneladora “Cora Coralina”, que escava os túneis das duas primeiras fase de expansão da Linha 2-Verde, está bem perto de concluir a primeira etapa.
Imagens recentes mostram o tatuzão já bem distante da estação Orfanato, de onde partiu semanas atrás. Em uma delas é possível ver o poço central e a esteira de retirada de terra à direita, o que indica que o túnel à frente vai em direção à Vila Prudente.
Segundo uma das empresas que compõem o Consórcio CML2, que opera a máquina, a tuneladora da chinesa CREG já escavou mais de 3,6 km de túneis desde que saiu do Complexo Rapadura.

Portanto, uma distância que indica que ela deverá chegar ao poço VSE Falchi Gianini nos próximos dias. De fato, a região do canteiro de obras terá vias interditadas a partida da segunda-feira, 26.
No local foi montado um enorme guindaste Liebherr LR 1600, que deve retirar o tatuzão do poço nas próximas semanas. Ele será desmontado e enviado para a estação Penha para iniciar a segunda fase de escavações até o Complexo Rapadura.

Irmã gêmea de Cora Coralina chegará ao Brasil em novembro
A pressa em levar a tuneladora para a Penha é explicada pela necessidade de liberar o local para a chegada de mais um tatuzão.
Como revelou o MetrôCPTM na sexta-feira, outro consórcio da expansão da Linha 2-Verde encomendou um equipamento semelhante da mesma CREG e que chegará ao país em novembro.
Ele escavará o terceiro trecho de túneis, entre Penha e Guarulhos, com cinco estações no seu trajeto: Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.
