Tatuzão da Linha 6-Laranja começou a ser desmontado
Tuneladora que chegou à estação Brasilândia teve roda de corte içada de poço nos últimos dias. Equipamento pode ser usado em outra obra no futuro

Uma cena simbólica tomou forma na estação Brasilândia nos últimos dias, com a roda de corte do Tatuzão Norte sendo içada para a superfície.
A peça responsável por abrir os túneis da Linha 6-Laranja tem sido presença constante na mídia ao romper paredes de estações e poços de ventilação.
Nesse caso, trata-se da desmontagem do equipamento fabricado na China e que partiu do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 para uma difícil missão.
Embora tenha sido o primeiro dos três tatuzões a concluir sua escavação, o TBM (Tunnel Bore Machine) encarou trechos de rocha e áreas em que o subsolo era bastante instável.
Por isso, o avanço foi mais lento que o Tatuzão Sul e Cora Coralina, a megatuneladora da Linha 2-Verde.

A missão foi encerrada em 4 de fevereiro na citada estação Brasilândia, passando por outras estações como Freguesia do Ó, João Paulo I, Itaberaba-Hospital Vila Penteado e Maristela.
Obras da Linha 16-Violeta?
O destino do Tatuzão Norte ainda não está definido. A Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, afirmou ao site recentemente que “as TBMs estarão disponíveis para futuras linhas de São Paulo”.
O Tatuzão Sul, que está a caminho do VSE Felício dos Santos, onde deve chegar no final de março, tem sido associado à extensão do ramal até Parque da Mooca.

A máquina pode ser mantida na região, sendo preparada para a nova etapa de quatro estações.
Já o Tatuzão Norte pode ter outro destino, a Linha 16-Violeta. É o que o governador Tarcísio de Freitas tem dito, mas sem levar em conta que a Acciona, construtora que controla a concessionária Linha Uni, precisará vencer uma eventual licitação de concessão do ramal metroviário.
Se de fato confirmar seu favoritismo, de fato, a Acciona poderá colocar a tuneladora para escavar parte dos túneis da Linha 16 entre Oscar Freire e Abel Ferreira.
Enquanto isso, ela deverá ser armazenada em um local não revelado e passar por algum tipo de manutenção para estar pronta para ser chamada novamente.
Tomara que um tuneladora faça o trecho São Joaquim – São Carlos (Linha 6) e a outra o trecho São Carlos – Abel Ferreira (linha 16). Isso adiantaria bastante a obra e de cara já beneficiaria bastante a Zona Leste da cidade.
Fora isso, a ViaMobilidade poderia pegar uma emprestada para fazer a extensão até Ipiranga ou São Carlos…