Tatuzão do Metrô de Fortaleza conclui túnel de 1.700 metros
Tuneladora chegou à futura estação Colégio Militar nesta segunda-feira, 12, e deve retomar as atividades em agosto

Mais um tatuzão concluiu uma etapa de escavação e montagem de túneis no Brasil, mas ele não está em São Paulo e sim em Fortaleza, no Ceará.
A tuneladora TBM 02, uma das que são usadas na implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) chegou nesta segunda-feira, 12, à futura estação Colégio Militar, no centro da cidade.
O túnel singelo concluído tem 1.734 metros de extensão e vai até a estação Chico da Silva. A primeira fase do projeto compreende 7,3 km de extensão e cinco estações – Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

Haverá interligação com a Linha Sul em Chico da Silva e com o VLT em Papicu e a expectativa é de transportar cerca de 150 mil passageiros por dia.
Tatuzões próprios e projeto atrasado
Equipamento só utilizado até então em São Paulo e Rio de Janeiro, o tatuzão foi escolhido para abrir os túneis da Linha Leste pelo governo do Ceará ainda no início da década passada.

Numa medida heterodoxa, o então governador Cid Gomes decidiu adquirir as tuneladoras e contratar as empresas à parte.
A ideia não deu resultado e uma série de consórcios assumiu a obra para então acabarem afastados ou então rescindindo contrato.
Após anos parada, a Linha Leste voltou a ser construída em 2018 com o consórcio FTS (Agis e Sacyr) à frente.

Ainda assim a escavação da tuneladora levou bastante tempo. Ela havia escavado apenas 700 metros até outubro de 2020 e, portanto, montou mais um 1 km de túneis nesses pouco mais de quatro anos e meio.
Ramal com 12 km de extensão
“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região.”, disse o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Segundo o governo, o tatuzão fará uma pausa de três meses para manutenção e deve retomar as escavações em direção à estação Nunes Valente em agosto, com previsão de chegada em dezembro.
De lá ainda passará por Leonardo da Mota e finalmente Papicu. O projeto da Linha Leste, no entanto, é maior e prevê seguir em direção ao sul com mais cinco estações até Edson de Queiroz, o que levaria o ramal a ter 12 km de extensão.
A previsão é que a primeira etapa seja inaugurada em 2028.
