Tatuzão Sul previsto para chegar à estação Água Branca em meados de fevereiro

Será a terceira parada da tuneladora que segue no sentido de São Joaquim. Governador Tarcísio de Freitas participou de evento da chegada do Tatuzão Norte à Freguesia do Ó
Ao fundo, a roda de corte do Tatuzão Norte após romper a parede da estação (GESP)

Como antecipado por este site, o “Tatuzão Norte” da Linha 6-Laranja chegou à estação Freguesia do Ó nesta quinta-feira, 26. Oficialmente, a máquina de escavação realizou a derrubada da parede que a separava dos túneis de plataforma da estação, mas trata-se de um evento simbólico já que geralmente ela atinge o ponto final antes disso e em alguns casos aguarda por alguma cerimônia pública.

O equipamento é diferente do seu irmão já que escava em rocha, um trabalho mais lento. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve no canteiro de obras para presenciar o marco e revelou que o “Tatuzão Sul”, responsável pelos túneis em direção à São Joaquim, chegará à estação Água Branca em três semanas, ou seja, por volta do dia 15 de fevereiro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No caso da tuneladora sul, que escava sedimentos, o avanço é mais rápido, embora com um trajeto significativamente maior pela frente. Será a terceira parada da máquina, que já passou pela estação Santa Marina e antes disso pelo poço SE Aquinos, há quase um ano, quando houve um rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp. Inundada com esgoto, a tuneladora ficou parada em manutenção até agosto do ano passado.

Ao fundo, o ponto de emboque do Tatuzão Norte no sentido
Brasilândia (Jean Carlos)

Já o Tatuzão Norte cumpriu sua primeira etapa em um ritmo mais lento do que o calculado por este site. Como não há informação pública sobre as distâncias que serão percorridas, estimamos o trajeto entre o VSE Norte e Freguesia do Ó em cerca de 330 metros. Segundo o governo do estado, foram na verdade 297,8 metros com a instalação de 166 anéis. O TBM (sigla para Tunnel Bore Machine) havia partido em 15 de novembro, ou seja, 72 dias, o que confere uma média de 4,14 metros por dia.

É um ritmo bem abaixo do pretendido pela Acciona, responsável pelas obras, porém, é compreensível a velocidade menor no início. As etapas seguintes devem apresentar avanços mais céleres.

“A obra está com duas tuneladoras trabalhando, uma no sentido sul e esta aqui no sentido norte. Em 20 dias, uma delas vai alcançar a futura estação Água Branca e outra está chegando na estação Freguesia do Ó. Nosso foco é fazer entregas em benefício da população”, disse Tarcísio.

Avanço do Tatuzão Norte em 26 de janeiro (clique para ampliar)

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

Metrô libera plataforma da estação Palmeiras-Barra Funda após instalação de portas

Next Post

Com promessa de R$ 1 bilhão, prefeito Ricardo Nunes sugere levar Linha 1-Azul até Jardim Miriam

Related Posts