Terminal de ônibus da estação Varginha tem licitação adiada por tempo indeterminado

A área do futuro terminal no topo da foto (iTechdrones)

O futuro terminal de ônibus integrado à estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, teve a licitação suspensa por tempo indeterminado, segundo a CPTM. A companhia, que é responsável pelo projeto, embora já não opere o ramal, não informou a razão do segundo adiamento – originalmente a sessão de recebimento de propostas deveria ter ocorrido em 23 de março, mas foi postergada para esta quinta-feira, 2 de junho, data também não cumprida.

Segundo relato do deputado estadual Enio Lula Tatto (PT), o presidente da CPTM, Pedro Moro, justificou o atraso por conta de propostas muito elevadas. “Deputado, houve uma majoração de preço. As ofertas, os envelopes, estão muito altos, e a gente vai rever todo o problema. E a gente vai abrir um prazo, que eu acho que em 30 dias… e a gente está fazendo, novamente, a abertura dos envelopes”, teria dito Moro, segundo o parlamentar – a transcrição consta do Diário Oficial.

Em nota, a CPTM explicou que houve um mal-entendido a respeito da explicação dada pelo presidente da empresa. “A CPTM esclarece, em nome do presidente Pedro Moro, que o deputado estadual Enio Tatto compreendeu incorretamente a explicação sobre o adiamento da sessão pública da licitação do terminal Varginha. Não houve nem sequer a apresentação dos envelopes justamente porque as propostas só são entregues durante a sessão pública. A conversa entre o presidente da CPTM e o parlamentar ocorreu após a publicação do adiamento, e Pedro Moro se referia a dúvidas das empresas em relação ao orçamento estimado do projeto“, explicou a companhia.

A CPTM acrescentou ainda que “como ocorre em todo processo licitatório, as empresas protocolaram, junto à CPTM, questionamentos técnicos e financeiros sobre o edital citado pela reportagem nos dias 8 e 19 de abril. Todos os questionamentos estão sendo analisados pela companhia para verificar o prosseguimento da licitação“.

Varginha avança, mas inauguração segue em dúvida

O terminal será erguido do lado leste da estação, em parte do enorme canteiro de obras do projeto. A CPTM planeja inaugurar Varginha no final deste ano, enquanto o terminal levará 24 meses para ser concluído, ou seja, no segundo semestre de 2024 caso a assinatura do contrato ocorra ainda neste ano. O custo estimado da obra é de R$ 90,8 milhões, segundo a CPTM.

Enquanto tenta resolver a construção do terminal, a CPTM vê a estação Varginha ganhando forma. Nas últimas semanas, a cobertura do corpo principal da estação foi instalada em grande parte das plataformas. Há vários trabalhos ocorrendo no canteiro, com a chegada do que parece serem os pisos, segundo mostrou o site iTechdrones.

Por outro lado, a construção do viaduto ao sul da estação parece parado, sugerindo que o foco da CPTM é finalizar as vias até Mendes-Vila Natal de forma a permitir uma “inauguração” parcial de Varginha – em “operação assistida” com um trem desconectado do restante da Linha 9. Para cumprir o prazo “eleitoral”, a companhia terá de fazer a entrega entre setembro e outubro, portanto, antes do primeiro turno das eleições para governador.

Nota do editor: o texto foi atualizado às 11h55 após envio de esclarecimentos da CPTM, que contestou a afirmação do deputado Enio Tatto.

YouTube video

Previous Post

Trem Intercidades: TCU aprova renovação da concessão da MRS

Next Post

Metrô estudou cinco alternativas de traçado para a Linha 19-Celeste

Related Posts