Trem da Linha 8-Diamante atinge plataforma na estação Júlio Prestes

Trem da ViaMobilidade derrubou barreira de concreto no final da plataforma de Júlio Prestes (Reprodução/Youtube)

Um incidente bastante preocupante ocorreu no início desta manhã na estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Um trem da Linha 8-Diamante ultrapassou os limites da via e atingiu parte da plataforma da antiga estação, destruindo parte da estrutura de concreto.

Imagem compartilhadas em redes sociais mostram o que um trem da Série 7000 já sem as marcas da CPTM na altura da rampa de saída da plataforma. O primeiro vagão da composição aparece apoiado nos escombros, fora dos trilhos.

Segundo nota da concessionária, “Por volta das 6h desta quinta-feira (10), um trem que circulava pela Linha 8-Diamante na estação Júlio Prestes colidiu no limite de parada da estação. Os passageiros foram desembarcados em segurança e embarcaram em outros trens“.

A estação Júlio Prestes é terminal da Linha 8 e por isso sua plataforma possui uma barreira de concreto para segurar um trem em caso de movimento em baixa velocidade. Como mostra a imagem exclusiva do site, havia um jardim no local, que foi destruído no choque.

Barreira de concreto na plataforma da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Na situação de hoje, no entanto, a violência do impacto sugere que a composição ainda mantinha uma velocidade mais significativa para provocar um estrago substantivo.

A ViaMobilidade assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM no final de janeiro em uma concessão de 30 anos. A empresa tem entre suas atribuições a reforma e modernização de toda a infraestrutura herdada da companhia de trens metropolitanos.

No entanto, nas primeiras semanas à frente dos dois ramais muitos problemas têm acontecido, causando indignação e reclamações dos passageiros. Tem sido frequente relatos de situações perigosas durante a operação, como abertura de portas do lado oposto da plataforma, velocidades praticadas acima do recomendado e falhas de alimentação de energia, por exemplo.

Morte de funcionário durante a madrugada

A quinta-feira apresentou outro problema grave para a ViaMobilidade. Durante a madrugada, um funcionário da empresa morreu em uma atividade de manutenção na região da estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda.

As causas não foram reveladas, mas aparentemente ele estava numa sala técnica e teria sido eletrocutado. “A ViaMobilidade lamenta informar o falecimento de um de seus colaboradores nesta quinta-feira, 10. O acidente ocorreu durante atividade de manutenção de rotina em uma sala técnica na região da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda, por volta de 2h50. A concessionária está apurando os detalhes do ocorrido e prestando todo o apoio à família do colaborador“, disse a concessionária.

O ramal teve mais uma falha de energia na quarta-feira durante boa parte do dia. Um trem acabou parando e seus passageiros tiveram que caminhar até a próxima estação.

Previous Post

Alstom brasileira fabricará 37 trens para a Linha 7 do Metrô de Santiago do Chile

Next Post

Estação Vila Formosa da Linha 2-Verde recebeu quase ‘duas piscinas de concreto’ em menos de 30 horas

Related Posts