Trem que aparece em imagem na China é de fato da Linha 15-Prata

No canto esquerdo é possível ver o monotrilho brasileiro (CRRC)

Um trem chamou a atenção em meio à divulgação de imagens das composições do monotrilho que serão usadas na cidade de Monterrey, no México. Divulgadas pela gigante ferroviária chinesa CRRC, as fotos mostram carros do modelo que operarão nas linhas 4 e 6 da cidade latino-americana.

Mas ao fundo é possível notar outro trem de monotrilho, sem marcas, sendo montado. Nossos colegas do Via Trolebus notaram a semelhança com o modelo Innovia 300 usado pela Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, mas não chegaram a cravar serem os carros destinados ao Brasil.

Uma comparação com imagens obtidas por este site e publicadas em primeira mão em outubro, no entanto, confirmam que o monotrilho em questão é de fato do ramal paulistano.

O local de ambas as imagens é um galpão da fábrica de Puzhen, na China, que vem a ser uma joint venture entre a CRRC e a Alstom, atual proprietária do modelo Innovia 300 (projetado originalmente pela Bombardier).

Innovia 300 em foto de setembro (direita) e na imagem divulgada pela CRRC

É possível verificar que os carros estão na mesma área vista nas imagens de outubro (veja comparação), sob o trilho de uma ponte-rolante usada para movimentar cargas pesadas.

A Alstom fechou um aditivo contratual com o Metrô para fabricar mais 19 trens de monotrilho para a Linha 15-Prata e que reforçarão a frota de 27 composições já entregues.

Trem Innovia 300 em fabricação na China em setembro de 2023 (Reprodução)

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No entanto, ao contrário do primeiro lote, quase todo fabricado no Brasil, a empresa francesa preferiu dar essa tarefa para sua parceira chinesa já que não havia nenhum tipo de condicionante no contrato que obrigava que os trens tivessem conteúdo nacional.

Os novos trens ainda não têm data conhecida de entrega, mas devem ajudar o ramal de monotrilho a dar conta da demanda crescente enquanto a expansão para Jacú Pêssego e Ipiranga não sai do papel.

Previous Post

Metrô aprova proposta para ‘naming rights’ da estação Anhangabaú

Next Post

Metrô posta novos vídeos de suas obras, incluindo a Linha 17-Ouro

Related Posts