Trem que descarrilou na Linha 8 seria o mesmo que se chocou com barreira na estação Júlio Prestes

Vagão R086, parte da composição Q088 (Reprodução)

O trem que sofreu um descarrilamento em um dos vagões na manhã desta quarta-feira, 7, na Linha 8-Diamante, seria o mesmo que se chocou com um barreira de proteção na estação Júlio Prestes, em março deste ano.

A composição é a Q088, da Série 7000, e um dos trens que a CPTM repassou para a ViaMobilidade em janeiro, quando a concessionária assumiu a operação tanto da Linha 8 quanto da Linha 9-Esmeralda.

O trem Q088 é formado por oito vagões, com as seguintes designações: 7087-R087-R088-7088-7086-R086-R085-7085. Foi justamente o carro R086 (R de Reboque) afetado pelo descarrilamento em frente à plataforma da estação Domingos de Moraes, no sentido Itapevi.

Trem derrubou barreira de concreto no final da plataforma de Júlio Prestes em março (Reprodução/Youtube)

Segundo dados obtidos pelo site, o Q088 foi repassado pela CPTM com uma quilometragem de cerca de 1,94 milhões de km, dentro da média das composições emprestadas à concessionária.

Em março, esse trem acabou ultrapassando os limites de frenagem na plataforma de Júlio Prestes e atingiu uma barreira onde existia um jardim. A ViaMobilidade alegou que o operador do trem falhou em acionar os freios no ponto correto. Após o acidente, a empresa demitiu o funcionário.

Apesar das avarias, o trem Q088 voltou a operar meses depois, com a máscara renovada, como mostra o vídeo abaixo:

YouTube video

Previous Post

Vagão de trem da Linha 8-Diamante descarrila na estação Domingos de Moraes

Next Post

Tarcísio Freitas promete edital do Trem Intercidades no 1º semestre de 2023

Related Posts