Trem da CPTM traz mapa com linhas 7 e 10 separadas em Luz
Fim do Serviço 710 deve ocorrer entre julho e agosto, algum tempo antes da TIC Trens assumir Linha 7-Rubi

O fim do Serviço 710, que interliga a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, se aproxima. Embora a CPTM não divulgue oficialmente uma data, a separação operacional dos dois ramais deve acontecer entre julho e agosto, dependendo do final de algumas obras.
O motivo é que a partir de 26 de novembro, a concessionária TIC Trens assumirá a Linha 7, a princípio, com um serviço entre Jundiaí e Barra Funda.
Para isso, a empresa está realizando obras na estação em São Paulo para facilitar a troca de trens pelos passageiros.
Também está incluído no pacote de mudanças a chegada da Linha 11-Coral até Barra Funda e com isso criar uma opção para que os usuários possam viajar no trecho que não será atendido pela Linha 10 a princípio.

No entanto, alguns trens da CPTM mostram um cenário diferente. Nele, a Linha 7-Rubi a aparece com uma extensão até a estação da Luz, onde se encontra com a Linha 10-Turquesa.
Essa hipótese é prevista no contrato de concessão como uma medida temporária até que a Linha 11 possa seguir de Luz até Barra Funda.
O mapa acima, entretanto, também coloca a Linha 11-Coral em Barra Funda, o que dispensaria a necessidade da Linha 7 ir até Luz.
A informação presente no trem, contudo, contraria uma declaração da Artesp, agência que assumiu a gestão das concessões em São Paulo.

Segundo posiciomanento enviado ao site Via Trolebus, as linhas 7 e 10 irão se encontrar na Barra Funda “após a realização de estudos técnicos”, utilizando um mesmo nível de plataformas, a fim de facilitar a baldeação.
Um hipótese é que a CPTM deverá operar uma ligação entre as linhas 7 e 10 em Luz de forma temporária, enquanto um novo e definitivo arranjo seja possível.
O site já havia antecipado planos de levar a Linha 10 até Barra Funda.

É só aditivar o contrato da Comporte, incluir os 3,5km de ferrovia entre Barra Funda e Luz no bojo e pronto. Tenho certeza que essa responsabilidade extra se pagaria com o acréscimo de bilheteria que isso traria.
Levar a L10 para a Barra Funda não funcionaria para mitigar os danos de um corte da L7. Sendo necessárias duas baldeações para acessar a L1, é mais negócio pular pra L3 e aproveitar a conexão fácil na Sé do que pular pra L10/11 e enfrentar aquele túnel horroso da Luz. Quem embarca na Lapa poderia até mesmo continuar no ônibus até Marechal Deodoro e entrar diretamente na L3.
Levando-se em conta que L7/L10 (separadas) com terminal na Luz NÃO funcionam adequadamente (pois esta estação é muito pequena para tal), onde a L10 faria terminal neste caso (a seu ver)??
🤔🤔
E na Barra Funda funcionaria? Se a Luz tem seus problemas, a Barra funda tem muito mais. Os acessos às plataformas da Barra Funda são péssimos, escassos e estreitos. Quando teve a manifestação q bloqueou o caminho entre Luz e Barra Funda eu demorei dez minutos só para descer uma escada na Barra Funda e, por incrível q pareça, a plataforma estava com poucas pessoas.
Isso está antigo, o próprio mapa metropolitano já há algum tempo mostra o “seccionamento” das linhas em Luz, e não mais no Brás. Acho que em breve ajustam para a Barra Funda
Em todos os mapas mais atuais, aparece desta forma: uma linha contínua entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, que muda de cor na Luz.
Com o fim do Serviço 710, manter a L7 e a L10 com terminal em Luz NÃO dá certo, pois, além de a Luz ser muito pequena para tal, isto poderia impedir a redução de intervalos em ambas as linhas.
Para não sobrecarregar a Luz, a CPTM tinha colocado as 2 linhas com terminal no Brás (em 2019) até o início do Serviço 710 (em 2021).
Contudo, a L10 PRECISA chegar pelo menos até a Luz, mas não pela L10 em si, mas sim por conta da L2, já que não estamos mais em 2011, quando o máximo que entrava na Estação V. Prudente eram menos de 6,5 mil passageiros por hora (na hora pico da manhã). Hoje são mais de 15 mil entradas em apenas 1 hora. E ainda virá a expansão para Penha daqui a uns 3 anos e meio!!!
Então, com o fim do Serviço 710, o melhor (ou menos pior) é a L10 fazer terminal na Barra Funda em via singela. Porém, para poder diminuir intervalo na L10, o loop interno de Mauá teria que retornar (e manobrar) na Luz.
Jogar toda a demanda da L7 na Barra Funda não é ideal, mas é o cenário menos pior (já que, por conta da L2, a L10 passou a ter prioridade na Luz em detrimento da L7).
De manhã, na Barra Funda, a L11 sairá em contrafluxo (muitos que pegarem na Barra Funda vão desembarcar já na Luz), assim como a L3 também estará em “contrafluxo”. Por mais que encha, só entra gente na Barra Funda praticamente, e, a partir da República, muitos saem.
Já na L2, em Tamanduateí, o cenário é pior e será, futuramente, ainda bem pior!
Vale ainda acrescentar que, com a L10 chegando até Barra Funda também, a “lotação de contrafluxo” das linhas 3 e 11 tende a ser bem minimizada, pois teremos mais uma linha fazendo o mesmo trajeto (Barra Funda — Brás).
E se ainda for no mesmo nível de plataforma física, melhor ainda.
Vc fala isso pq não usa a Linha 7. Se a Luz é ruim a Barra Funda é mil vezes pior. Fora mais baldeações e maior demora para se chegar ao trabalho.
O grande problema de SP é deixar no comando quem não tem a mínima noção do q é o transporte público, quem vive numa bolha e acha q pode brincar de fazer gestão. Quem vendeu a Linha 7 não sabe o nome nem de 3 estações da linha.
De fato. Hoje em dia, eu não utilizo mais regularmente nenhuma linha. Mas, no passado, já utilizei com frequência (inclusive também nos picos) várias linhas de metrô e de trens metropolitanos.
A questão é que, com a concessão que foi feita, o fim do Serviço 710 infelizmente é certo e irrefutável, e é só questão de semanas para acontecer.
No entanto, eu acho que baldear no mesmo nível de plataformas (sem precisar subir e descer escadas) não deve causar tantos atrasos assim nesse caso em específico.
Mas claro que, infelizmente, nunca será igual ao mesmo trem indo direto.
O correto é levar a L10 pra Barra funda mesmo e operar ali utilizando a plataforma 6, assim quem vem da L7 no pico da manhã pode só trocar de plataforma e adentrar a linha, reservando a plataforma 4 como estacionamento ou só pra desembarque, seria completamente possível operar dessa forma ainda mais considerando os investimentos previstos no contrato
Ou a plataforma 4 poderia ser usada para embarque (somente) da L7 no sentido Francisco Morato/Jundiaí.
A plataforma 4 está, por enquanto, com a L8, certo?
Como a L7 é mão inglesa, então, se desembarca na plataforma 5, para retornar com manobra, neste caso, teria de ser pela plataforma 4.
Neste caso, a transferência direta (mesma plataforma física — da 5 para a 6) seria somente no sentido da L7 para a L10.
A L10 ficaria só com a plataforma 6 para desembarque e embarque.
Se precisar, pode operar o loop interno de Mauá só até Luz (manobrando e retornando desta estação).
Só fazem as coisas para piorar, é incrível como esse governo só vê os interesses do privado e não pensa no público. A estação da Barra Funda não tem a mínima condição de ser o ponto final da linha 7, os acessos às plataformas são horríveis, mil vezes piores dos que os da Luz. A Linha 7 não pode deixar de ir no mínimo até a Luz, caso contrário eu e muita gente vai precisar acordar ainda mais cedo para fazer baldeações q hoje são desnecessárias.
Eu concordo.
Mas pelo menos vai ter a conexão direta, no mesmo nível de plataformas, da L7 para a L10 na Barra Funda.
Da forma como queriam fazer antes, seria muito pior, pois a L7 morreria na Barra Funda do mesmo jeito, porém sem acesso à L10.
Se perguntarem 10 melhorias que as privatizações trouxeram pra mobilidade urbana de SP ninguém vai saber responder (não vale as melhorias de infraestrutura e expansão que 70% do gasto foi pago pelos cofres públicos de qualquer jeito)
Péssimo isso para o usuário.
Precisava no mínimo as duas linhas 7 e 10 chegarem na mesma estação.
Uma na Luz e outra na Barra Funda é extremamente prejudicial ao usuário, chega a ser ridícula está decisão.
Talvez se um dos responsáveis pela transferência p Barra funda, tentasse embarcar hoje por exemplo, entenderiam o caos que é embarcar, me refiro a L7 Jundiaí sentido luz que é a estação de origem dela, milhares de passageiros serão prejudicados.Uma mudança que poderia ter seria aquelas grades de segurança com segurança p controle de acesso, é surreal a agressividade para embarcar, e as mesmas pessoas que ” respeitam ao adentrar no metrô, são as mesmas que ti derrubam no trem”, a diferença está na falta de segurança!
Impossível ler o conteúdo por conta de inúmeros anúncios. Incomoda. Irrita. Aborrece…