Trem da CPTM traz mapa com linhas 7 e 10 separadas em Luz

Fim do Serviço 710 deve ocorrer entre julho e agosto, algum tempo antes da TIC Trens assumir Linha 7-Rubi

Mapa de estações de um trem Série 9500 com linhas 7 e 10 separadas
Mapa de estações de um trem Série 9500 com linhas 7 e 10 separadas (Metrô CPTM)

O fim do Serviço 710, que interliga a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, se aproxima. Embora a CPTM não divulgue oficialmente uma data, a separação operacional dos dois ramais deve acontecer entre julho e agosto, dependendo do final de algumas obras.

O motivo é que a partir de 26 de novembro, a concessionária TIC Trens assumirá a Linha 7, a princípio, com um serviço entre Jundiaí e Barra Funda.

Para isso, a empresa está realizando obras na estação em São Paulo para facilitar a troca de trens pelos passageiros.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Também está incluído no pacote de mudanças a chegada da Linha 11-Coral até Barra Funda e com isso criar uma opção para que os usuários possam viajar no trecho que não será atendido pela Linha 10 a princípio.

Serviço 710 na Estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

No entanto, alguns trens da CPTM mostram um cenário diferente. Nele, a Linha 7-Rubi a aparece com uma extensão até a estação da Luz, onde se encontra com a Linha 10-Turquesa.

Essa hipótese é prevista no contrato de concessão como uma medida temporária até que a Linha 11 possa seguir de Luz até Barra Funda.

O mapa acima, entretanto, também coloca a Linha 11-Coral em Barra Funda, o que dispensaria a necessidade da Linha 7 ir até Luz.

A informação presente no trem, contudo, contraria uma declaração da Artesp, agência que assumiu a gestão das concessões em São Paulo.

Estação Luz pode ser ponto de encontro das linhas 7 e 10 por algum tempo (Jean Carlos)

Segundo posiciomanento enviado ao site Via Trolebus, as linhas 7 e 10 irão se encontrar na Barra Funda “após a realização de estudos técnicos”, utilizando um mesmo nível de plataformas, a fim de facilitar a baldeação.

Um hipótese é que a CPTM deverá operar uma ligação entre as linhas 7 e 10 em Luz de forma temporária, enquanto um novo e definitivo arranjo seja possível.

O site já havia antecipado planos de levar a Linha 10 até Barra Funda.

Extensão da Linha 10-Turquesa para Barra Funda (Reprodução)
Extensão da Linha 10-Turquesa para Barra Funda (Reprodução)
Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Felipe
Felipe
12 dias atrás

É só aditivar o contrato da Comporte, incluir os 3,5km de ferrovia entre Barra Funda e Luz no bojo e pronto. Tenho certeza que essa responsabilidade extra se pagaria com o acréscimo de bilheteria que isso traria.

Levar a L10 para a Barra Funda não funcionaria para mitigar os danos de um corte da L7. Sendo necessárias duas baldeações para acessar a L1, é mais negócio pular pra L3 e aproveitar a conexão fácil na Sé do que pular pra L10/11 e enfrentar aquele túnel horroso da Luz. Quem embarca na Lapa poderia até mesmo continuar no ônibus até Marechal Deodoro e entrar diretamente na L3.

Victor M
Victor M
11 dias atrás
Responder para  Felipe

Levando-se em conta que L7/L10 (separadas) com terminal na Luz NÃO funcionam adequadamente (pois esta estação é muito pequena para tal), onde a L10 faria terminal neste caso (a seu ver)??

🤔🤔

TIAGO
TIAGO
10 dias atrás
Responder para  Victor M

E na Barra Funda funcionaria? Se a Luz tem seus problemas, a Barra funda tem muito mais. Os acessos às plataformas da Barra Funda são péssimos, escassos e estreitos. Quando teve a manifestação q bloqueou o caminho entre Luz e Barra Funda eu demorei dez minutos só para descer uma escada na Barra Funda e, por incrível q pareça, a plataforma estava com poucas pessoas.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
12 dias atrás

Isso está antigo, o próprio mapa metropolitano já há algum tempo mostra o “seccionamento” das linhas em Luz, e não mais no Brás. Acho que em breve ajustam para a Barra Funda

Victor M
Victor M
11 dias atrás

Em todos os mapas mais atuais, aparece desta forma: uma linha contínua entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, que muda de cor na Luz.

Com o fim do Serviço 710, manter a L7 e a L10 com terminal em Luz NÃO dá certo, pois, além de a Luz ser muito pequena para tal, isto poderia impedir a redução de intervalos em ambas as linhas.
Para não sobrecarregar a Luz, a CPTM tinha colocado as 2 linhas com terminal no Brás (em 2019) até o início do Serviço 710 (em 2021).

Contudo, a L10 PRECISA chegar pelo menos até a Luz, mas não pela L10 em si, mas sim por conta da L2, já que não estamos mais em 2011, quando o máximo que entrava na Estação V. Prudente eram menos de 6,5 mil passageiros por hora (na hora pico da manhã). Hoje são mais de 15 mil entradas em apenas 1 hora. E ainda virá a expansão para Penha daqui a uns 3 anos e meio!!!

Então, com o fim do Serviço 710, o melhor (ou menos pior) é a L10 fazer terminal na Barra Funda em via singela. Porém, para poder diminuir intervalo na L10, o loop interno de Mauá teria que retornar (e manobrar) na Luz.

Jogar toda a demanda da L7 na Barra Funda não é ideal, mas é o cenário menos pior (já que, por conta da L2, a L10 passou a ter prioridade na Luz em detrimento da L7).
De manhã, na Barra Funda, a L11 sairá em contrafluxo (muitos que pegarem na Barra Funda vão desembarcar já na Luz), assim como a L3 também estará em “contrafluxo”. Por mais que encha, só entra gente na Barra Funda praticamente, e, a partir da República, muitos saem.
Já na L2, em Tamanduateí, o cenário é pior e será, futuramente, ainda bem pior!

Victor M
Victor M
11 dias atrás
Responder para  Victor M

Vale ainda acrescentar que, com a L10 chegando até Barra Funda também, a “lotação de contrafluxo” das linhas 3 e 11 tende a ser bem minimizada, pois teremos mais uma linha fazendo o mesmo trajeto (Barra Funda — Brás).

E se ainda for no mesmo nível de plataforma física, melhor ainda.

TIAGO
TIAGO
10 dias atrás
Responder para  Victor M

Vc fala isso pq não usa a Linha 7. Se a Luz é ruim a Barra Funda é mil vezes pior. Fora mais baldeações e maior demora para se chegar ao trabalho.
O grande problema de SP é deixar no comando quem não tem a mínima noção do q é o transporte público, quem vive numa bolha e acha q pode brincar de fazer gestão. Quem vendeu a Linha 7 não sabe o nome nem de 3 estações da linha.

Victor M
Victor M
9 dias atrás
Responder para  TIAGO

De fato. Hoje em dia, eu não utilizo mais regularmente nenhuma linha. Mas, no passado, já utilizei com frequência (inclusive também nos picos) várias linhas de metrô e de trens metropolitanos.

A questão é que, com a concessão que foi feita, o fim do Serviço 710 infelizmente é certo e irrefutável, e é só questão de semanas para acontecer.

No entanto, eu acho que baldear no mesmo nível de plataformas (sem precisar subir e descer escadas) não deve causar tantos atrasos assim nesse caso em específico.
Mas claro que, infelizmente, nunca será igual ao mesmo trem indo direto.

kiritsu
kiritsu
11 dias atrás

O correto é levar a L10 pra Barra funda mesmo e operar ali utilizando a plataforma 6, assim quem vem da L7 no pico da manhã pode só trocar de plataforma e adentrar a linha, reservando a plataforma 4 como estacionamento ou só pra desembarque, seria completamente possível operar dessa forma ainda mais considerando os investimentos previstos no contrato

Última edição 11 dias atrás por kiritsu
Victor M
Victor M
9 dias atrás
Responder para  kiritsu

Ou a plataforma 4 poderia ser usada para embarque (somente) da L7 no sentido Francisco Morato/Jundiaí.

A plataforma 4 está, por enquanto, com a L8, certo?

Como a L7 é mão inglesa, então, se desembarca na plataforma 5, para retornar com manobra, neste caso, teria de ser pela plataforma 4.

Neste caso, a transferência direta (mesma plataforma física — da 5 para a 6) seria somente no sentido da L7 para a L10.

A L10 ficaria só com a plataforma 6 para desembarque e embarque.
Se precisar, pode operar o loop interno de Mauá só até Luz (manobrando e retornando desta estação).

TIAGO D
TIAGO D
10 dias atrás

Só fazem as coisas para piorar, é incrível como esse governo só vê os interesses do privado e não pensa no público. A estação da Barra Funda não tem a mínima condição de ser o ponto final da linha 7, os acessos às plataformas são horríveis, mil vezes piores dos que os da Luz. A Linha 7 não pode deixar de ir no mínimo até a Luz, caso contrário eu e muita gente vai precisar acordar ainda mais cedo para fazer baldeações q hoje são desnecessárias.

Victor M
Victor M
9 dias atrás
Responder para  TIAGO D

Eu concordo.

Mas pelo menos vai ter a conexão direta, no mesmo nível de plataformas, da L7 para a L10 na Barra Funda.

Da forma como queriam fazer antes, seria muito pior, pois a L7 morreria na Barra Funda do mesmo jeito, porém sem acesso à L10.

Ian
Ian
9 dias atrás

Se perguntarem 10 melhorias que as privatizações trouxeram pra mobilidade urbana de SP ninguém vai saber responder (não vale as melhorias de infraestrutura e expansão que 70% do gasto foi pago pelos cofres públicos de qualquer jeito)

Marcio
Marcio
8 dias atrás

Péssimo isso para o usuário.
Precisava no mínimo as duas linhas 7 e 10 chegarem na mesma estação.
Uma na Luz e outra na Barra Funda é extremamente prejudicial ao usuário, chega a ser ridícula está decisão.

Rafaela Ramalho Cardoso
Rafaela Ramalho Cardoso
8 dias atrás

Talvez se um dos responsáveis pela transferência p Barra funda, tentasse embarcar hoje por exemplo, entenderiam o caos que é embarcar, me refiro a L7 Jundiaí sentido luz que é a estação de origem dela, milhares de passageiros serão prejudicados.Uma mudança que poderia ter seria aquelas grades de segurança com segurança p controle de acesso, é surreal a agressividade para embarcar, e as mesmas pessoas que ” respeitam ao adentrar no metrô, são as mesmas que ti derrubam no trem”, a diferença está na falta de segurança!

Carlos
Carlos
6 dias atrás

Impossível ler o conteúdo por conta de inúmeros anúncios. Incomoda. Irrita. Aborrece…