Cinco meses após a chegada do primeiro trem da Frota S, finalmente o Metrô de São Paulo colocará a composição de monotrilho para circular pela Linha 15-Prata.
No entanto, serão apenas testes sem passageiros e que serão realizados entre 20h do sábado, 3, e meia-noite de domingo, 4, para segunda.
Nesse período, os usuários serão atendidos por ônibus do sistema Paese, que circularão entre Jardim Colonial e Vila Prudente.
A companhia justificou a necessidade de fechar a Linha 15 para os testges já que “são necessários rigorosos testes e cumprimentos de protocolos que garantem o certificado de segurança do trem”.

Trens batidos
O Metrô tinha um acordo de 54 composições celebrado com o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML), que incluía a fabricante canadense Bombardier.
A empresa montou uma fábrica no Brasil para atender a encomenda cujo primeiro lote, da Frota M, teve 27 unidades – apenas o cabeça de série foi produzido no Canadá.
Quatro dessas composições foram envolvidas em dois choques frontais que ocorreram fora do horário de operação, mas que resultaram em danos significativos em alguns carros.
O Metrô e a Alstom, que adquiriu a Bombardier, conseguiram montar duas composições com os carros intactos, o que deixou a Linha 15 com 25 trens.

Frota chinesa
É uma frota pouco acima da necessária para operar o atual carrossel, portanto, a Frota S será de grande alívio para o ramal.
Foram encomendados mais 19 trens dos quais quatro já estão no Pátio Oratório. O primeiro deles chegou ao Brasil em novembro passado e traz alguns aperfeiçoamentos em relação ao modelo da Frota M.
As unidades estão sendo montadas pela CRRC em uma joint venture com a Alstom na China. A previsão é que todos eles cheguem ao país até o final do ano que vem.
Além de reforçarem a frota da Linha 15, eles também permitirão atender as duas extensões em implantação que adicionarão três estações (Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga) ao ramal a partir de 2027.