As obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô atingiram um novo marco. Nesta terça-feira, 16, a tuneladora Cora Coralina chegou ao VSE Coxim.
A tuneladora é a máquina responsável por realizar a escavação e confeccionar os túneis metroviários. Atualmente é o maior equipamento deste tipo em operação na América Latina com 11,66 metros de diâmetro.
O equipamento partiu da estação Vila Formosa no dia 25 de março e percorreu 432 metros até atingir o VSE Coxim que fica antes da estação Anália Franco. A média de escavação foi de 18,7 metros por dia.
Tatuzão da Linha 2-Verde concluiu segunda etapa de escavações. #metrosp #linha2 #tatuzao #coracoralina pic.twitter.com/2VJvkP8NBk
— MetrôCPTM (@metroecptm) April 17, 2024
Segundo o Metrô, a máquina vai aguardar por cerca de 20 dias até que possa seguir para a próxima etapa de escavação, atingindo da estação Anália Franco que fará integração com a futura Linha 16-Violeta. Neste período o tatuzão será puxado e passará por ajustes tecnicos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O equipamento realizou a implantação de 183 anéis de concreto ao longo dos 23 dias de atividades e removeu quase 30 mil m³ de terra durante os serviços.
O tatuzão foi fabricado na China e possui ao todo mais de 100 metros de comprimento, 500 toneladas onde 150 funcionários atuam em seu funcionamento em três turnos.