A estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, passará a funcionar das 9h às 16 horas a partir da segunda-feira, 17 de janeiro. Trata-se da primeira ampliação da operação da nova parada do monotrilho, que abriu oficialmente no dia 29 de dezembro.
Desde então, a estação está funcionando das 10 às 15h diariamente, mas separada do carrossel do ramal. Para ir além de São Mateus, o passageiro precisa desembarcar do trem que faz o ‘bate-e-volta’ e então embarcar na composição que segue até Vila Prudente.
Essa situação deve persistir por boa parte do ano, mesmo que o sistema de controle de trens esteja funcionando plenamente. A razão é que não existe hoje como estabelecer uma operação ágil até Jardim Colonial por conta da falta de um aparelho de manobra de via.
Essa estrutura está sendo finalizada e deve ser entregue no segundo semestre, possibilitando que as viagens possam ocorrer por todo o percurso, sem necessidade de trocas de trens.
Apesar disso, o primeiro mês de operação assistida tem se mostrado bastante promissor. Segundo relatos, o único trem que faz o serviço circula a cada 10 minutos no trecho e no modo automático, ao contrário do que ocorre na extensão da Linha 9-Esmeralda até Mendes-Vila Natal, e nos dias seguintes à inauguração da estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela.
Caso a demanda cresça nos próximos meses, em tese o Metrô poderá utilizar um expediente para reforçar a oferta de viagens, a operação de dois trens do monotrilho, cada um em uma das vias disponíveis. Essa situação ocorreu no dia da inauguração por razões não esclarecidas.