O Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro, é há anos uma paisagem estranha na Zona Sul de São Paulo. Construído sobre um piscinão, o enorme complexo de vigas e colunas ainda é um mistério já que nunca houve algo do tipo no Brasil.
E o motivo é bastante curioso: trata-se de uma estrutura de manutenção com dois andares. Sim, os trens de monotrilho terão de descer e subir uma rampa de vigas-guia para acessar os dois pisos.
É justamente essa estrutura que está sendo construída pela Agis, responsável pelas obras civis complementares do ramal do Metrô de São Paulo.
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Imagens recentes gravadas pelo canal iTechdrones mostram parte das vigas-trilho já concluídas enquanto ferragens preparam outros trechos. A construtora também começou a montar uma estrutura metálica de sustentação para as próximas vigas.
A ideia é que os trens BYD SkyRail acessem o pátio após a estação Washington Luis e saiam da via operacional por um aparelho de mudança de via.

Para chegar ao Bloco A, a grande estrutura coberta onde são feitas as manutenções mais complexas, o monotrilho precisará manobrar para acessar a via em rampa no sentido leste.
Depois de descer ao piso térreo, o trem poderá então se deslocar no sentido contrário até a área de manutenção, pelo que as imagens indicam.
Ponte-rolante
O pátio está prestes a receber o primeiro trem da Frota N, que chegou da China no final de junho. A composição N01 está em processo de liberação alfandegária em Santos e deve ser trazida por caminhões nos próximos dias.

Embora o complexo de manutenção ainda esteja incompleto, o trem SkyRail deverá ser acomodado no Bloco A, onde há inclusive uma ponte rolante já instalada.
Será preciso, no entanto, concluir vários serviços antes que a unidade possa iniciar os primeiros testes ainda dentro do pátio.
