Veja como está a primeira estação a ser entregue pelo governador Tarcísio de Freitas

Estação Varginha em janeiro de 2023 (iTechdrones)

Possivelmente a única entrega que será feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2023, a estação Varginha mostrou avanços importantes nos últimos 30 dias. As imagens aéreas produzidas pelo canal iTechdrones revelam que as obras da futura estação terminal da Linha 9-Esmeralda chegaram a uma fase decisiva para que ela seja concluída nos próximos meses.

Como se sabe, Varginha era prometida para 2022, a despeito dos atrasos no projeto. Já no final do ano passado, a CPTM reconheceu que o empreendimento ficaria mesmo para este ano, o que fazia mais sentido, visto que existia muito a fazer.

Agora, a estação já conta com itens que demonstram um ritmo mais acelerado nas obras. Entre eles estão os trilhos, que praticamente já foram instalados desde Mendes-Vila Natal, faltando apenas um pequeno trecho na plataforma sentido norte. A cobertura já ocupa todo o espaço previsto, mas ainda recebendo estruturas finais enquanto já é possível ver a alimentação aérea montada e as estruturas de iluminação da plataforma.

A Engibrás, responsável, pela obra, também deu início à construção de uma rua paralela à plataforma e também prepara o terreno para a implantação de um viaduto que cruzará os trilhos na Avenida Paulo Guilguer Reimberg. O acabamento também evoluiu, como se vê no prédio técnico e no mezanino da estação. Já as escadas rolantes continuam desmontadas, assim como os elevadores deverão ser instalados em breve.

Uma surpresa é que a extensão operacional onde haverá um aparelho de manobra e estacionamento de trens voltou a ser construída. Aparentemente, já inclusive duas pequenas plataformas para estacionamento das composições no fundo do terreno. A construtora também está instalando os postes da rede aérea nesse trecho.

Sobre o terminal de ônibus anexo, ainda nenhuma novidade. O terreno continua intocado enquanto a empresa Paulitec ainda se prepara para a obra, contratada em setembro de 2022 e com previsão de conclusão em dois anos.

Já a entrega da estação Varginha segue sem uma data segura. É praticamente certo que ela abrirá neste ano já que os principais obstáculos foram vencidos, mas em que situação funcionará, ainda é um mistério. No governo anterior, a intenção era repetir o vexame da estação Mendes-Vila Natal, com uma “operação assistida” inútil por cerca de um ano. Diante da evolução atual, talvez fosse mais responsável inaugurá-la em um estágio mais perto do final.

YouTube video

Previous Post

Novo elevador da estação Palmeiras-Barra Funda começa a tomar forma

Next Post

CPTM retira áreas da ViaMobilidade em aditamento do contrato de limpeza

Related Posts