A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, deverá realizar uma série de investimentos para prover melhorias no serviço ferroviário que atende as regiões oeste e sul da Grande São Paulo. Dentre as principais intervenções está a erradicação das passagens em nível (PN).
Na extensão da Linha 8-Diamante estão previstas uma série de ações visando a remoção das PNs e a requalificação do viário existente. Entre as estações de Amador Bueno e Santa Rita existem dois cruzamentos bastante próximos um do outro.

Trata-se da Estrada do Prado, um dos importantes eixos rodoviários que dá acesso ao bairro de Amador Bueno. Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deverá realizar a pavimentação desta estrada, aprimorando as condições de tráfego no local.
O site foi com exclusividade para conferir in loco as obras que já foram iniciadas. O local, que anda em paralelo com a via férrea, antigamente estava parcialmente tomado pela vegetação local.
Foi constatado que parte desta vegetação foi suprimida, dando espaço para uma nova calçada em concreto e uma sarjeta. O local onde será implantado o pavimento asfáltico está sem a presença de vegetação, no entanto, a pavimentação já deveria ter sido executada, de acordo com as metas da concessão.
O prazo previamente estabelecido em contrato para a pavimentação da Estrada do Prado era de cinco meses e o de fechamento das PNs, de 12 meses.
O site questionou a ViaMobilidade sobre os prazos para a implantação das melhorias. Em nota obtivemos a seguinte resposta:
“A entrega da pavimentação da Estrada do Prado, na região da Estação Amador Bueno, e o fechamento das Passagens em Nível (PN) existentes nesta região da Linha 8-Diamante estão previstos para janeiro de 2024. As obras fazem parte do plano de melhorias da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, anunciado quando a concessionária assumiu, em janeiro de 2022.”
Ainda segundo a concessionária, uma série de fatores foram considerados no planejamento do empreendimento, como a necessidade de desapropriações e restrições físicas. Em nossa visita foi possível constatar a necessidade de intervenções de maior complexidade que necessitarão de maior cuidado.
“Sobre a Estrada do Prado é importante destacar que o projeto previsto no contrato de concessão era referencial e que, após levantamento detalhado e sondagens de campo, recebeu adequações e providências adicionais, como necessidade de desapropriações não previstas no local, restrições físicas e licenciamento ambiental.”

Outro fator de suma importância levantado pela reportagem do site junto aos moradores é a necessidade de travessias entre as margens da ferrovia. Segundo a ViaMobilidade, empreendimentos desta natureza já estão previstos.
“Já as Passagens em Nível, conforme estabelecido em contrato para garantir a circulação de pessoas nos locais, serão implementadas as passarelas para pedestres de forma a integrar com segurança os dois lados da via.”
