Veja fotos da primeira etapa da implantação de portas de plataforma na estação Barra Funda

Funcionários realizando a abertura de buracos na plataforma (Jean Carlos)

A instalação das portas de plataforma no Metrô chegou a uma nova fase. No começo de 2023, a companhia iniciou o processo de implantação dos equipamentos de segurança na estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha.

O site acompanhou o processo de instalação das portas de plataforma na estação. Para permitir a realização dos trabalhos, uma das plataformas foi isolada e uma estratégia especial foi adotada.

Apenas uma única via tem sido utilizada para o embarque e desembarque de passageiros. No horário de vale, a movimentação estava ocorrendo sem maiores dificuldades, porém, no horário de pico são relatados episódios de lotação, além de intervalos mais altos no ramal.

Neste primeiro momento os empregados estão realizando perfurações nas plataformas. Ao contrário das outras estações, que geralmente tinham bordas raspadas ou recebiam um reforço simples, a estação Palmeiras Barra Funda deve ter tratamento diferenciado.

Através de uma perspectiva diferente é possível observar que a intervenção nas plataformas é maior. Grandes buracos têm sido abertos, o que pode indicar leves modificações no projeto.

Uma hipótese para tal manobra é a presença do terceiro trilho mais próximo da plataforma central. Como segurança, a base das portas de plataforma possivelmente ficarão mais distantes da borda da plataforma.

Pelo fato das portas de plataforma terem um esquema de instalação modular, a montagem das mesmas poderá ser realizada de forma rápida, assim que a estrutura de suporte esteja montada. 

Abertura nas plataformas é maior do que foi visto em outras estações (Jean Carlos)

Após a instalação das duas primeiras fachadas a operação na estação deverá ser modificada. Caberá ao Metrô avaliar qual será a estratégia adotada para a implantação das duas últimas fachadas.

Previous Post

Quatro empresas apresentam propostas para implantar sistemas de telecom em novas estações da Linha 15-Prata

Next Post

Confira o status das obras de modernização da estação São Caetano

Related Posts