Maior tatuzão já construído para ser utilizado em obras metroviárias no Brasil, a tuneladora da fabricante CREG que será usada na expansão da Linha 2-Verde começa a tomar forma na China. A imagem acima mostra parte da seção central do TBM (sigla em inglês para Tunnel Bore Machine, ou Máquina de escavar túneis) sendo montada.
A proporção da estrutura em relação aos funcionários já adianta as dimensões generosas do equipamento, que deve chegar ao Brasil em meados de 2023. Com diâmetro de 12,6 metros, o tatuzão encomendado pelo Consórcio CML2 será montado no Complexo Rapadura e deve partir em direção à estação Vila Formosa em agosto.
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A tarefa de escavar os túneis da Linha 2 não se resume apenas a tuneladora. Também na China estão sendo fabricadas as fôrmas das aduelas de concreto que formarão os anéis instalados pelo tatuzão à medida que avança. Elas serão enviadas ao Brasil entre janeiro e março e usadas na fábrica que está sendo montada pelo CML2 em Itaquera, ao lado do Pátio da Linha 3-Vermelha do Metrô.
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Por falar em fábrica, as estruturas da linha de montagem de aduelas estão sendo fabricadas pela empresa CBE em L’Ile Bouchard, uma pequena comuna na região central da França. A fábrica será embarcada para nosso país no início do ano. A meta é que a produção comece por volta de junho a fim de disponibilizar um estoque para o início das escavações.
A Linha 2-Verde está sendo expandida até a Penha com oito estações novas e cerca de 8 km extensão. A previsão é que o novo trecho comece a funcionar em 2026.
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Uma curiosidade: as obras para a Dutra devem começar perto da finalização do trecho Vila Prudente-Penha para aproveitar o tatuzão ou terá de ser comprado outro?