A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, conseguiu cumprir sua meta anual de manutenção de vias. A empresa finalizou a troca de 30 quilômetros de trilhos e 15 mil dormentes apenas em 2023.
A manutenção de vias é um procedimento essencial para a preservação da segurança e desempenho operacional. Isso se reflete diretamente em viagens mais rápidas. Recentemente boa parte das restrições, impostas por motivo de segurança, foi removida.
A empresa tem metas semelhantes para os próximos anos. A ideia é realizar a troca de mais 30 quilômetros de trilhos e outros 18 mil dormentes em 2024. As linhas 8 e 9 possuem 315 quilômetros de vias e cerca de 400 mil dormentes.
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Destes, cerca de 100 mil são de concreto. O foco da concessionária é realizar a substituição integral de todas as peças em madeira ao longo da concessão, mantendo um ritmo de 10 mil peças por ano a partir de 2025.
O processo de troca de trilho é complexo e exige a adoção de equipamentos especiais e insumos específicos. A empresa hoje conta com equipamentos de manutenção adequados para a realização de ações preventivas e corretivas.

Não menos importante, os funcionários responsáveis pela manutenção devem possuir experiência, já que a operação exige precisão. A concessionária chegou a triplicar a quantidade de pessoal para acelerar as melhorias.
A ViaMobilidade afirma que já investiu R$ 2,5 bilhões dos R$ 4 bilhões previstos para a melhoria nas linhas 8 e 9 que contemplam compra de novos trens, modernização de rede aérea, obras nas estações, dentre outros.