A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está se preparando para realizar a devolução dos primeiros trens da Série 7500 à CPTM.
Imagens obtidas pelo site mostram que uma das composições está recebendo os adesivos da CPTM, além de ter sua máscara refeita com as cores vermelhas após circular com visual da concessionária.
Especificamente em relação aos trens da Série 7500, a devolução das composições é condicionada a um processo de revisão pesada denominada RF, realizada a cada 1,2 milhão de km rodados.

Cronograma atrasado
A devolução dos trens da CPTM cedidos para a ViaMobilidade estão em evidente atraso, mesmo com a entrada em operação de mais da metade das composições. Neste sentido o cronograma tornou-se meramente um enfeite no contrato.

A crítica é corroborada pelo novo prazo de devolução dos trens, previsto para o primeiro trimestre de 2025, conforme afirmação do diretor da plataforma de mobilidade da CCR, Francisco Pierrini. O primeiro trem deveria ter sido devolvido em maio de 2023, mas o repasse se efetivou apenas em janeiro de 2024.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A devolução de todos os trens deveria ser efetivada até abril de 2024. Com sorte, as composições deverão ser reintegradas à frota da CPTM com quase um ano de atraso.
Até tempos atrás, apenas seis dos oito Série 8500 haviam sido devolvidos para a companhia de trens metropolitanos. Graças a isso, a CPTM pode aposentar definitivamente os velhos trens espanhois.