A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, concluiu neste último final de semana a operação especial que contou com trens expressos para o evento de música “The Town”. A concessionária afirma que obteve aprovação de até 95% dos passageiros em um dos dias do evento.
A empresa divulgou nesta segunda-feira o balanço de sua operação especial. O modelo inédito contou com a venda de “passaportes” para trens exclusivos em modalidades semi-expressa (R$ 15) e expressa (R$ 40) com menos paradas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo os dados divulgados, mais de 1,5 milhão de passageiros utilizaram a Linha 9-Esmeralda, sendo que 220 mil passaram pela estação Autódromo, a mais próxima ao evento musical. Em dias normais a demanda da estação é de 8 mil passageiros.

Foram ofertadas 1.620 viagens durante os cinco dias de evento, sendo que deste total 120 foram viagens no regime especial. A ViaMobilidade transportou 63 mil passageiros nos serviços expressos durante os cinco dias de evento.
Do total do público do evento, cerca de 60% utilizou a Linha 9-Esmeralda e 80% destes passageiros utilizaram o serviço regular, ou seja, os trens paradores. A quantidade de funcionários foi reforçada com cerca de 1.000 colaboradores nas estações, centro de controle operacional e operadores de trem.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás também foram impactadas pelo aumento da demanda. A ViaQuatro registrou 1,5 milhões de passageiros durante os dias de evento, enquanto a ViaMobilidade (Linha 5) registrou 1,2 milhão.
Um dos destaques positivos da operação especial foi a redução de poluentes emitidos pelos passageiros que utilizaram os trens como meio preferencial de transporte. Segundo estimativas, foram evitadas a emissão de 625 toneladas de CO2 nos dias do evento.

A concessionária ainda afirma que a aprovação geral do serviço foi superior a 70%, segundo dados obtido pelo Datafolha. No terceiro dia do evento, realizado no feriado de 7 de setembro, o índice de aprovação chegou em quase 95%.