ViaMobilidade recebe quarto novo trem para as linhas 8 e 9

Fabricados pela empresa francesa Alstom, composições da Série 8900 fazem parte do pacote de investimentos da concessão que prevê 36 novos trens
Composição Alpha 04 em Presidente Altino (Lucas Mendes)
Composição Alpha 04 em Presidente Altino (Lucas Mendes)

A ViaMobilidade, operadora das 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu neste final de semana a quarta composição da série Alpha (8900), que foi recepcionada no Pátio Presidente Altino.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As composições fabricadas pela empresa francesa Alstom são transportadas de Taubaté, no interior de São Paulo, até a cidade de Osasco onde está localizada a base de manutenção das duas linhas.

Com isso, a ViaMobilidade já conta com 11% dos 36 novos trens que foram adquiridos para a concessão das Linhas 8 e 9. A aquisição das composições é um dos investimentos mais robustos do contrato.

Composição Alpha 04 recém chegado no pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Composição Alpha 04 recém chegado no pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

A operadora já colocou dois trens em operação e está realizando os testes com o terceiro trem. Ao longo dos últimos meses as entregas de trens têm se intensificado com recebimentos mensais.

A entrada de operação das composições possibilitará a devolução dos trens das séries 8500, 7500 e alguns da série 7000 para a CPTM que cedeu os trens em caráter de empréstimo.

Confira as datas aproximadas de entrega dos trens da Série 8900:

A01 – final de fevereiro
A02 – final de junho
A03 – final de julho
A04 – início de setembro

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Levando em consideração que assim como os 8500 só vi os novos rodando na linha 9, pro usuário da linha 8, meu caso, nem tem tanta relevância, a Via Mobilidade só usa nela os trens mais antigos que tem disponível.

  2. Não sei até quando vão continuar vendendo esse peixe de ”linhas 8 e 9”, sendo que ela não coloca nenhum trem novo na L8, apenas na L9. Essa concessão furada na verdade só serviu para que os 8000 fossem retirados da 8, isso sim.
    Péssimo!

  3. Infelizmente a Viamobilidade peca na manutenção dos trens da linha 8, principalmente ar condicionado. Sem contar que aumentou intervalo de trens saindo de Itapevi, superlotados e alguns vagões quentes devido o ar condicionado não estar funcionando direito. Ah…os trens quando chegam na estação de Itapevi para recolher, apagam as luzes antes dos usuários descerem, uma baita falta de educação!

    1. Robson, não politize um assunto considerável aos usuários e deixa para debater quando ocorrer as eleições estaduais.
      A instituição ViaMobilidade encontra-se ciente há necessidade de melhorar os serviços, precisa ter um pouco de paciência.

    2. A CPTM aguardou 74 meses (39 meses acima do prazo contratual de 35 meses) para receber 35 trens da CAF (série 8500).

      1. Lá vem o ivo incriminar a CPTM como sempre

        Primeiro as entregas dos trens não tem correlação com o governo vigente, embora todas essas decisões sobre transporte ferroviário são do governo portanto devem sim ser politizadas mas de forma correta, e novamente as operadoras não tem culpa da demora de entrega de trens, se demorar 35 meses ou 74 a culpa é da fabricante

Comments are closed.

Previous Post

Programação da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem primeiros painéis divulgados

Next Post

Obras de expansão da Linha 2-Verde até Penha ficam mais caras

Related Posts