ViaMobilidade vai modernizar trens da Frota F da Linha 5-Lilás

Melhorias incluem novo sistema de tração, pneumático e de redes. Além disso, todas as portas e seus componentes passarão por revisão geral

O Trem 505 da Frota F que da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
O Trem 505 da Frota F que da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás, deverá realizar a modernização das composições da Frota F. Os trens que operaram entre 2002 e 2017 com o sistema ATC estão sendo usados com menos frequência desde então.

O gerente de manutenção da Linhas 5-Lilás, João Mourão, afirma que os trens deverão passar por melhorias em entrevista ao ViaTrolebus.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Atualmente, as composições estão passando pelo processo de revisão geral do sistema de portas. Isso inclui a troca de válvulas, mangueiras e demais componentes do sistema, que é considerado crucial para a operação.

Além disso, a ViaMobilidade pretende realizar a modernização do sistema de tração, pneumático e de redes do trem.

Todos eles possuem um maior nível de complexidade, pois atuam ao longo de todo o trem. O sistema de tração é composto não somente por motores, mas por equipamentos elétricos de alta tensão que regulam este sistema.

Trem da Frota F serão modernizados (Reprodução)

O sistema pneumático é fundamental para o acionamento das portas e também para o controle dos freios da composição. É considerado um sistema bastante robusto e complexo.

O sistema de redes permitirá incorporar melhorias significativas no que se refere à comunicação com o passageiro. Os trens da Frota F atualmente não contam com sistema de aviso automático, sendo que todos os avisos públicos são emitidos pelo operador.

Depois da modernização, o trem da Frota F poderá ter sua vida útil prolongada. A maior disponibilidade destas composições poderá ser um fator crucial para permitir o aumento da oferta de trens no cenário onde a Linha 5-Lilás poderá ser expandida até a estação Jardim Ângela.

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Renilso
Renilso
2 anos atrás

Ate hoje essa linha não tem acesso a o sinal de celular entre as linhas Largo treze até a chácara Klabin, isso e um vergonha!

Go Red
Go Red
2 anos atrás
Responder para  Renilso

Nem as linhas do Metrô tem sinal nas partes subterrâneas.

Kiritsu
Kiritsu
2 anos atrás
Responder para  Go Red

a maior parte dos trechos subterrâneos das outras linhas tem sim sinal de telefone, só alguns trechos pra algumas operadoras que faltam por talvez falta de manutenção

Zaque
Zaque
2 anos atrás
Responder para  Renilso

Ela não tem sinal de wi-fi pq é muito funda nas estações vc tem que descer dois ou três lances de escada e as linhas 1,2,3 e 4 tem partes que não tem sinal tbm mais é muito menos comum

Black cat
Black cat
2 anos atrás

Milagre eles estarem fazendo algo

Norberto Pollak
Norberto Pollak
2 anos atrás

Excelente pois na hora do rush os trens estão lotados e faltam trens, esses da Frota F herdados do Metrô já deveriam estar operando a muito tempo.

Leoni
Leoni
2 anos atrás

Ótima reportagem, porem gostaria de fosse informado para efeito de esclarecimento de quem está bancando o custo destas melhorias, a concessionária ou o Estado?
Como exemplo de atitudes inconvenientes, vejamos o que já aconteceu em passado recente com a Linha-5, que é uma concessão.
1ª- A responsabilidade e os custos pela adaptação dos trens fabricados pela Alstom (Alstom-Metrópolis), mais conhecidos como Frota F para operar com o sistema CBTC-Controle de Trens Baseado em Comunicação em substituição ao ATC nos trens antigos pela atual Frota P, fabricada pela CAF deveria ser da concessionária, no entanto os custos e a administração desta modernização foi bancada pelo Metrô.
2ª- Também as instalações das portas de todas estações desta Linha 5-Lilás ficaram a cargo do Metrô.
3ª- Recentemente mais este upgrade na instalação do reforço em toda a extensão da Linha 5-Lilás, em que foram usados ~48 km de cabos para proporcionar uma melhoria no sistema de distribuição da alimentação elétrica.
4ª- As estações de Vila Natal e Varginha das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade também foram bancadas pelo Estado.
Este foi o padrão PSDB de concessão nos quase trinta anos de governo e que está tendo continuidade com Tarcísio dos Republicanos.

R
R
2 anos atrás
Responder para  Leoni

Vc não citou que esse psdb é vice do lula. Faz o L, gado

Gabriel D Avelly Garcia
Gabriel D Avelly Garcia
2 anos atrás

Mais uma reportagem que fala do assunto e não da prazos. Sem prazos isso tudo é uma coisa só: mentira.

edmundo
edmundo
2 anos atrás

Otima noticia ! passou da hora de modernizar esta frota e colocar TODOS OS trens para rodar nos horarios e dias de pico, bem como terminar a expansao da estacao Santo Amaro que daqui a pouco vai completar dois anos de atraso, precisamos de estacoes novas, ampliadas e modernizadas em toda a linha 5 lilas, principalmente no trecho mais antigo ! grato

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

A expansão até o jardim Angela o governo nem comenta mais.