O primeiro novo trem das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, foi entregue oficialmente nesta terça-feira, 28, após 19 meses de projeto e fabricação. A composição, denominada Série 8900, passará a realizar testes até ser comissionada e iniciar o serviço comercial ainda neste semestre.
Junto dele, virão outros seis trens fabricados pela Alstom até junho, revelou o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “De 25 [trens] que vão chegar no ano de 2023, de 36 que serão contratados no final”, explicou.
O investimento faz parte do aporte de R$ 3,9 bilhões previstos no contrato de concessão de 30 anos, mas segundo o governador, outros R$ 600 milhões serão bancados pela ViaMobilidade para recuperar vias, rede aérea e subestações.
Assim que entrar em serviço, o primeiro Série 8900 substituirá um dos trens emprestados pela CPTM. A companhia de trens metropolitanos repassou em caráter provisório composições das séries 7000, 7500 e 8500, no caso das primeiras, as mais rodadas de sua frota.
Essa situação gerou problemas para a ViaMobilidade, que não conseguiu manter os trens em operação sem que não ocorressem falhas e erros.
Para o governo, a entrega do primeiro será o ponto de inflexão na concessão, como disse o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Questionado sobre a atuação do Ministério Público, que insiste em cancelar o contrato de concessão e devolver os ramais à CPTM, Tarcísio elevou o tom.
“A aposta que estou fazendo é naquilo que vai trazer a maior quantidade de investimento no menor prazo possível. Qual seria a solução? Voltar para a CPTM? É essa a solução que o Ministério Público está propondo? Quantas empresas de mobilidade existem no mundo capaz de operar essas linhas? Eu estou enxergando o que é melhor para o meu usuário, o meu cidadão, é essa a preocupação que eu tenho. E eu vou perseguir o que é melhor o tempo todo”, explicou.
“E aí o governador do estado sou eu. O executivo está aqui. No dia em que você permitir que o Ministério Público governe o estado, você está morto”, concluiu.