ViaMobilidade volta a receber nota zero no índice de satisfação do passageiro

Avaliação da ViaMobilidade ainda precisa melhorar (Jean Carlos)
Avaliação da ViaMobilidade ainda precisa melhorar (Jean Carlos)

A pesquisa de avaliação da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9 para o primeiro semestre de 2023 foi divulgada e os resultados continuam a decepcionar. A concessionária, pelo terceiro período consecutivo, não conseguiu pontuar no índice IGS, obtendo nota zero.

Nesta matéria nos dedicamos a fazer uma análise dos itens avaliados e os principais destaques para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

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Serão utilizadas comparações entre o período anterior (segundo semestre de 2022) e o período atual. Cabe citar que os percentuais mencionados são relativos a pontuação de bom e ótimo.

Rapidez de viagem

Na Linha 8-Diamante houve queda de 52,8% para 44,0% entre o período anterior e o atual. Foram registradas quedas em todos os indicadores com ênfase no tempo gasto para viagem que caiu de 54% para 39% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 44,8% para 44,2%, praticamente mantendo a estabilidade. Houve melhoria como o tempo gasto nas transferências (+2%) e piora como no tempo de abertura das portas do trem (-5%)

Conforto da viagem

Na Linha 8-Diamante houve queda de 51,8% para 48,0%. A limpeza nas estações e trens foram destaques positivos. A lotação nos trens e plataformas foram os pontos mais críticos com 16% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve melhoria de 49,4% para 53,8%. O destaque positivo vai para a iluminação nas estações e limpeza de trens e estações. O ponto negativo são a lotação de plataformas e trens com apenas 13% de avaliação positiva.

Confiabilidade

Na Linha 8-Diamante houve queda de 49,5% para 42,1%. Todos os indicadores tiveram queda. Um dos mais críticos é o cumprimento das viagens que teve queda de 12%, saindo de 58% para 46%.

Na Linha 9-Esmeralda houve aumento de 46,4% para 47,0%. Uma parte dos indicadores teve alta como o funcionamento das bilheterias. Itens como a agilidade para colocar o trem em operação em caso de paradas teve avaliação positiva de 23%.

Segurança contra acidentes

Na Linha 8-Diamante houve queda considerável de 46,9% para 34,9%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque negativo para as ações da concessionária para evitar acidentes. A queda de 26% jogou o indicador de 56% para 30% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 42,8% para 40,9%. A maioria dos indicadores teve queda. Mantém-se a tendência de forte queda quando o assunto é descarrilamento. Apenas 33% dos passageiros apontam este item como bom ou ótimo.

Segurança Pública

Na Linha 8-Diamante houve queda de 41,5% para 37,4%. Todos os indicadores tiveram queda, sendo o mais crítico as ações da concessionária para evitar ambulantes e pedintes com 25% de avaliação positiva.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 42,0% para 41,1%. Alguns itens tiveram melhorias, como as ações para evitar importunação sexual (aumento de 36% para 45%). Ações para evitar ambulantes foi o pior indicador.

Atendimento ao passageiro

Na Linha 8-Diamante houve queda de 63,1% para 58%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque preocupante para a atuação dos maquinistas. O indicador, o melhor da Linha 8-Diamante, caiu de 79% para 63%.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda de 66,3% para 61,5%. Todos os indicadores tiveram queda, com destaque igualmente preocupante para a atuação dos maquinistas. A queda no atendimento destes profissionais caiu de 81% para 65%.

Informação ao passageiro

Na Linha 8-Diamante houve queda de 61,6% para 53,3%. Quase todos os itens sofreram queda de avaliação positiva sendo os mais notáveis a qualidade das mensagens nos trens e estações com quedas de 13% e 12%, respectivamente.

Na Linha 9-Esmeralda houve queda tímida de 58% para 57,4%. Houveram melhorias na compreensão de cartazes e placas com 73% de avaliação positiva. A quantidade dos avisos, sejam em placas ou sonoros, também teve melhoria na avaliação.

Acessibilidade

Na Linha 8-Diamante houve queda de 42,5% para 39,1%. Os indicadores mais preocupantes são a disponibilidade de equipamentos como elevadores e a facilidade para embarque de passageiros preferenciais com avaliações de 30% e 33%, respectivamente.

Na Linha 9-Esmeralda houve aumento de 43,8% para 44,4% nas avaliações positivas. Os destaques positivos estão na facilidade de uso das linhas com pessoas com deficiência que atingiu 50% de avaliação positiva. A atenção dos empregados também teve aumento.

Conclusão

O índice geral de satisfação da Linha 8-Diamante caiu de 51,0% para 44,6% enquanto na Linha 9-Esmeralda houve ligeiro aumento de 48,8% para 49,0%

O destaque positivo em ambas as linhas foram o atendimento ao passageiro que receberam as maiores notas (58% na Linha 8 e 61,5% na Linha 9)

O destaque negativo em ambas as linhas foi a segurança contra acidentes com 34,9% de avaliação positiva na Linha 8 e 40,9% na Linha 9.

As notas, porém, são no geral muito baixas. Apesar de aumentos tímidos em alguns indicadores, não é possível dizer que houve melhoria no serviço, segundo os passageiros.

Segundo o contrato de concessão, para pontuar no parâmetro Índice de Satisfação do Passageiro (ISP) a concessionária precisa obter nota superior á 70% na Linha 8-Diamante e 57% na Linha 9-Esmeralda.

Como os indicadores não foram atingidos a ViaMobilidade recebeu, pelo terceiro período consecutivo,  nota zero na avaliação dos passageiros. Isso demonstra que a concessionária ainda não pode comemorar e deve continuar trabalhando para a melhoria efetiva do serviço das Linhas 8 e 9.

Confira também:

O site pediu um posicionamento da ViaMobilidade quanto a esta questão e obteve a seguinte resposta:

“A ViaMobilidade aplicou em abril de 2023 a pesquisa contratual seguindo os indicadores exigidos e validados pelo Verificador Independente e CMCP (Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões).

Já aplicamos R$ 1,7 bilhão, e a infraestrutura para os atuais e os novos trens está passando por uma intensa modernização. O plano de investimentos prevê R$ 3,8 bilhões somente nos três primeiros anos de concessão. Temos confiança de que, em breve, os indicadores de percepção serão mais favoráveis.

Entre as principais ações que contribuíram para a melhora dos indicadores está o foco no constante aperfeiçoamento e treinamento das equipes de atendimento, manutenção e operação, fato que foi enfatizado pelos passageiros na pesquisa.

Também se destacam os investimentos estruturais, como a chegada de dois novos trens – um já em operação comercial -, as manutenções noturnas e as programadas durante o dia, a troca de trilhos e dormentes, a inspeção contínua da rede aérea, limpeza e manutenção preventiva de aparelhos de ar-condicionado, além da reforma em banheiros de 28 estações.”

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