ViaQuatro vai pedir novo reequilíbrio de contrato por conta de atrasos em obras

ViaQuatro deverá pedir novo reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)
ViaQuatro deverá pedir novo reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)

Pode parecer notícia repetida, mas a ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô, deverá pedir novamente o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão firmado junto ao governo do estado.

A informação consta da apresentação realizada no CCR Day 2024, um evento corporativo onde os dirigentes do Grupo CCR fazem um balanço e perspectivas para o futuro da empresa e de suas companhias associadas.

No tópico de de-risking operacional e gestão contratual consta que a ViaQuatro está em discussão com o governo do estado para pleitear um reequilíbrio de contrato devido aos atrasos da Fase 2 da Linha 4-Amarela.

Estação Vila Sonia da Fase 2 da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)
Estação Vila Sonia da Fase 2 da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)

A Fase 2 da Linha 4-Amarela incluía as estações remanescentes do trecho inicial, sendo elas Higienópolis Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, a última entregue.

A apresentação não justifica o motivo da ViaQuatro em pedir um novo reequilíbrio. Cabe citar que a empresa ganhou R$ 1 bilhão a título de reequilíbrio de contrato pelo mesmo motivo alegado atualmente, ou seja, atraso nas obras da Fase 2.

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Em 2023 a concessionária conseguiu pleitear com sucesso um reequilíbrio de contrato no valor de R$ 682,6 milhões que será pago através de ajuste na tarifa de remuneração.

Como este site destacou, o total de ajustes financeiros dos contratos de mobilidade do Grupo CCR com o governo do estado chegou a mais de R$ 2 bilhões incluindo a ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17.

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O governo do estado realiza análises para deliberar ou não pelo reequilíbrio de contrato que pode ser realizado através de pagamento direto ou por ajuste nas tarifas de remuneração, o que poderia diluir o custo ao longo dos anos.

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