ViaQuatro vai pedir novo reequilíbrio de contrato por conta de atrasos em obras

Apresentação mostra que a concessionária está discutindo com o governo o ajuste financeiro devido ao atraso das obras da Fase 2 da Linha 4-Amarela

ViaQuatro deverá pedir novo reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)
ViaQuatro deverá pedir novo reequilíbrio de contrato (Jean Carlos)

Pode parecer notícia repetida, mas a ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô, deverá pedir novamente o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão firmado junto ao governo do estado.

A informação consta da apresentação realizada no CCR Day 2024, um evento corporativo onde os dirigentes do Grupo CCR fazem um balanço e perspectivas para o futuro da empresa e de suas companhias associadas.

No tópico de de-risking operacional e gestão contratual consta que a ViaQuatro está em discussão com o governo do estado para pleitear um reequilíbrio de contrato devido aos atrasos da Fase 2 da Linha 4-Amarela.

Estação Vila Sonia da Fase 2 da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)
Estação Vila Sonia da Fase 2 da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)

A Fase 2 da Linha 4-Amarela incluía as estações remanescentes do trecho inicial, sendo elas Higienópolis Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, a última entregue.

A apresentação não justifica o motivo da ViaQuatro em pedir um novo reequilíbrio. Cabe citar que a empresa ganhou R$ 1 bilhão a título de reequilíbrio de contrato pelo mesmo motivo alegado atualmente, ou seja, atraso nas obras da Fase 2.

https://www.metrocptm.com.br/apos-litigio-governo-acerta-indenizacao-bilionaria-a-via-quatro-por-atrasos-na-linha-4/

Em 2023 a concessionária conseguiu pleitear com sucesso um reequilíbrio de contrato no valor de R$ 682,6 milhões que será pago através de ajuste na tarifa de remuneração.

Como este site destacou, o total de ajustes financeiros dos contratos de mobilidade do Grupo CCR com o governo do estado chegou a mais de R$ 2 bilhões incluindo a ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17.

https://www.metrocptm.com.br/governo-de-sao-paulo-vai-pagar-mais-de-r-2-bilhoes-para-o-grupo-ccr-a-titulo-de-reequilibrio-de-contratos/

O governo do estado realiza análises para deliberar ou não pelo reequilíbrio de contrato que pode ser realizado através de pagamento direto ou por ajuste nas tarifas de remuneração, o que poderia diluir o custo ao longo dos anos.

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Mickey
Mickey
1 ano atrás

Absurdo! Como os privateiros gostam de dizer, estão “mamando nas tetas do estado”.

Metrô e CPTM não ganham nenhum equilíbrio financeiro.

Felipe
Felipe
1 ano atrás
Responder para  Mickey

As estatais não recebem compensação porque, malandramente, a lei não obriga.

A ausência de compensação às estatais não resulta em menor custo de operação. Trata-se apenas de economia porca e manobra contábil, transferindo a dívida dos governos de CNPJ. Mas no frigir dos ovos, tudo se converte em dívida pública, altas taxas de juros e desvalorização da moeda.

Gervásio
Gervásio
1 ano atrás

Malandro é malandro e maná é mané… pode se entender como malandro… empresa privada que só objetiva o lucro incessante… governador que visivelmente favorece a empresa… e do outro lado os manés… mané que paga a conta (povo) e mané que não usa o transporte publico mas defente a privatização…

EWERTON Silva
EWERTON Silva
1 ano atrás
Responder para  Gervásio

O legal é que o mané que defende a privatização também tá pagando a conta, mesmo sem andar no metrô.

Eric
Eric
1 ano atrás
Responder para  Gervásio

Pra vc estar correto eh preciso que os requilibrios sejam maior do que o valor investido pela empresa e que o custo de operação seja maior do que o do Metrô. E isso ainda não ocorreu.

Reinaldo
Reinaldo
1 ano atrás

Se houve perda de arrecadação, nada mais justo.

Israel
Israel
1 ano atrás

aí é fácil…. embolsa o lucro. e divide o prejuízo com o povo.. até eu quero uma mamata dessas.. neste caso, a lei do estado minimo não vale.. se fosse para pagar um Bolsa Família, esse pessoal da elite mais abastado reclama que o povo pobre é vagabundo não quer saber de trabalhar…

R
R
1 ano atrás

O Estado incompetente atrasa e a culpa é da viaquatro?

Gervásio
Gervásio
1 ano atrás
Responder para  R

Linha 6 irá atrasar e a culpa é do Estado? Multa neles…

Fábio
Fábio
1 ano atrás
Responder para  Gervásio

Quem acompanha vê que a Acciona está fazendo um trabalho espetacular. As informações erradas geotécnicas de solo é culpa da Acciona ou de quem informou errado antes da concessão? Por que não responsabilizar a empresa que fez os estudos geotécnicos?

Gervásio
Gervásio
1 ano atrás
Responder para  Fábio

A incompetência ao acertar o emissário de esgoto da Sabesp não conta no atraso? Me desculpe mas cabe ao executor as medidas para mitigar os riscos inerentes as escavações… Ou querem economizar nisso também?

R
R
1 ano atrás
Responder para  Gervásio

Mas quem errou nao foi a Acciona, foi a sabesp que nao colocou as medidas certas no “as built” do emissário

Renato
Renato
1 ano atrás

Por que a CPTM não pede o reequilíbrio financeiro pelo atraso na devolução dos trens pela Via Mobilidade?

Sérgio
Sérgio
1 ano atrás

Se a cobrança for indevida que o governo vá para justiça para decidir
Agora , se for devida que pague e fim de papo e o governo que aprenda a não ser incompetente .
A CCR tem a obrigação de cobrar o que ela entende que lhe é devido senão os acionistas simplesmente trocam a diretoria omissa ..
As conjecturas aqui levantadas de fraude etc devem ser provadas antes de afirmadas como verdade inconteste

Alexandre
Alexandre
1 ano atrás
Responder para  Sérgio

ta na hora do Governo do Estado bater na mesa e não dar esse repasse pois já foi dado ano passado e agora a CCR tá querendo dar uma de malandro, para ver se colar colou.
cabe ao Governo do Estado não se curvar a essa malandragem deles.
não nos decepcione Tarcísio, coloque a CCR no lugar deles.
Esse pedido deles é imoral , pois pleitear isso agora não faz sentido, e ano passado o Governo já fez o repasse para a CCR.

Renato
Renato
1 ano atrás
Responder para  Sérgio

Governo não paga nada. Quem paga somos nós, não sai um centavo do bolso deles.

Santiago
Santiago
1 ano atrás

Como é que é aquele velho discurso batido mesmo???
– “Privatiza que é mais eficiente e mais barato, e o governo ficará ‘livre’ pra cuidar apenas da saúde e da educação”…
Tal discurso já faliu no mundo inteiro, mas por aqui não falta quem queira continuar acreditando nele. E o pior mesmo é que todos nós, contribuintes, somos obrigados a continuar pagando a conta.

Felipe
Felipe
1 ano atrás
Responder para  Santiago

Discurso falido é da mais-valia e valor-trabalho, que fracassou em todos os países que foi implantado.
A operação privada acaba com os supersalários e mamatas do funcionalismo público e ainda exige mais responsabilidade dos governantes, justamente por prever reequilíbrio financeiro. O suposto baixo custo da operação estatal não passa de economia porca.

Mickey
Mickey
1 ano atrás
Responder para  Felipe

Quais supersalarios são esses??? Ja vi várias vezes site Portal da Transparência e não vi nenhum supersalario, exceto para cargos de alto escalão, mas ai em qualquer empresa tem.

Davi Bastos
Davi Bastos
1 ano atrás

Super tranquilo!! com a turma do Tarcísio, “reequilíbrio”de contrato será moleza!! já tá conquistado!
O contrato terá um aditivo muito generoso, para a iniciativa privada/com dinheiro público, não ter dificuldades! Mais o pagamento de 600 milhões, devido ao baixo movimento na pandemia do COVID.
Iniciativa privada? kkkkkkk

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Privada ou pública, a CCR deveria ser proibida de assumir qualquer coisa no estado de SP. Inclusive deveria perder as linhas que comanda. Trabalha MUITO MAL

Eduardo Alex
Eduardo Alex
1 ano atrás

Mas como é bom esse tal de estado, um verdadeiro pai

Josué Quesada
Josué Quesada
1 ano atrás

Pra isso dá pra fazer renegociação de contrato, agora pra garantir as gratuidades dos PCDs não tem como, né?

E ainda tem gente que aplaude…

Eric
Eric
1 ano atrás

Primeiro, eh preciso ver se ela tem razão. Digamos que esteja. Sendo assim, sem considerar o reequilíbrio da Pandemia, eh preciso que o total de reequilíbrio passe dos 3 bilhões e o custo operacional da Via Quatro seja maior do que Metrô, para aí sim, alguém dizer que o Estado tomou prejuízo com essa concessão. Do contrário, o Estado ainda tá na vantagem.

Juca
Juca
1 ano atrás
Responder para  Eric

Cara para de papo, não investem e ainda tem pedido de reequilíbrio? Anos e anos mesmo na pandemia lucrando absurdamente, e o retorno (investimento) é pífio. O estado , os trabalhadores de transporte metrô ferroviário e a população estão no prejuízo.

Felipe
Felipe
1 ano atrás
Responder para  Juca

Cadê a planilha com os lucros abusivos?? Ah sim, você defende a teoria da mais-valia e valor-trabalho, na qual todo tipo de lucro é exploração do trabalhador.

A obrigação de assumir todas as despesas extraordinárias é do locador, não do locatário. Se a perda de passageiros fosse culpa da CCR, não caberia compensação, mas como a culpa foi do isolamento social forçado pelo GESP, o mesmo deve sim compensar todas as operadoras.

E o funcionalismo tem que sofrer corte de salário e benefícios sim! O Brasil precisa acabar com a cultura dos concurseiros, antes que 100% do PIB seja destinado apenas para custear o próprio Estado.

Dorival
Dorival
1 ano atrás

É só continuar sucateando o metrô e a CPTM que dá pra continuar ajudando a pobre CCR.

Leoni
Leoni
1 ano atrás

Quando se faz a leitura das planilhas permite concluir que nenhuma das múltiplas linhas do Metrô-SP e CPTM desde que o PSDB/Republicanos assumiu, e que já fazem mais de 30 anos estão concluídas, e assim continuaram incompletas propositalmente e mantidas estas incoerências, pois as Linhas 1 e 3 já existiam, o mesmo ocorre com a Linha 13-Jade da CPTM que além de incompleta possui uma baixíssima demanda ridícula, isto faz conforme argumentos de alguns entregar precipitadamente linhas incompletas para que os contratos de concessão mal elaborados sejam motivos para continuar extorquindo a população em nome de uma suposta eficiência do Estado possui como vem ocorrendo pós PSDB, mantendo refém e injetando verbas continuamente, é só analisar o histórico das últimas décadas que a intenção fica clara, mas a miopia de alguns bajuladores insistem em não enxergar!
Com a palavra os defensores de concessões perniciosas ao Estado e principalmente a população que é mal servida, e ainda paga dividendos para os acionistas e bajuladores de plantão?

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Justo, muito justo, justíssimo.

É dever do locador entregar o bem em boas condições e arcar com todas as despesas extraordinárias futuras. Se as obras atrasaram por culpa da corrupção do governo estadual, é dever do mesmo restituir a CCR pela perda de arrecardação.

Ao invés de criticar a CCR, os estatistas deveriam lutar para que o governo estadual também fosse obrigado a restituir o Metrô pelos longos atrasos em obras. O suposto menor custo da operação estatal é obtido através de economia porca, que no fundo só aumenta a divída pública brasileira.