Um incêndio numa subestação de energia próxima à estação Imperatriz Leopoldina teria sido o motivo de restrições operacionais na Linha 8-Diamante na manhã desta segunda-feira, 30.
Um vídeo feito por moradores das proximidades do ramal mostram uma enorme nuvem de fumaça saindo do local. Às 9h27, a concessionária ViaMobilidade anunciou restrições no ramal, com trens levando mais tempo para percorrer as estações. A causa, segundo a empresa, é devido à falha na rede aérea da região de Imperatriz Leopoldina.
Uma enorme nuvem de fumaça se forma após incêndio em uma subestação de energia da Linha 8-Diamante nesta segunda-feira, 30. #viamobilidade #linha8
(vídeo que circula em redes sociais) pic.twitter.com/OEccqvYl6T
— MetrôCPTM (@metroecptm) January 30, 2023
Há relatos de passageiros descendo de trens e percorrendo as vias a pé para chegar até estações próximas.
Segundo a ViaMobilidade, os trens estão circulando por via singela entre Osasco e Lapa e com maior intervalo de tempo. Para reduzir o impacto para os passageiros a empresa acionou o serviço de ônibus PAESE.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A nova falha se soma a outros inúmeros problemas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que foram assumidas pela concessionária ViaMobilidade há exato um ano. A empresa tem afirmado que está investindo na modernização dos dois ramais e promete receber trens novos ainda neste trimestre.
No entanto, há pressão do Ministério Público e do governador Tarcísio de Freitas para que a situação seja resolvida, sob risco de uma rescisão contratual.