Visitamos o entorno das obras na estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Com obras civis praticamente finalizadas, foco das equipes está no acabamento da estação e instalação de sistemas. Equipamentos de sinalização e o novo viaduto já estão operacionais
Estação Varginha (Jean Carlos)
Estação Varginha (Jean Carlos)

As obras da nova estação Varginha da Linha 9-Esmeralda estão na sua reta final. A última estação do ramal, que já está com obras civis praticamente finalizadas, é alvo de instalação de sistemas e acabamento.

Para além das obras na estação, a entrega do viaduto rodoviário da Avenida Paulo Guilguer Reimberg permitirá o avanço das obras para o pátio de estacionamento de trens após a estação. O site esteve no local neste sábado (14) e traz imagens das obras.

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A construção do novo viaduto rodoviário permitiu, além da ampliação do sistema viário, o desvio do tráfego para a construção das estruturas de ligação com o futuro pátio ao sul da estação Varginha.

No local já transitam veículos e também pedestres que utilizam-se das laterais do viaduto para cruzar as extremidades. O passeio é segregado na maior parte das pistas de rolamento por uma barreira de concreto que promove maior segurança.

Os trabalhos deverão ser focados na finalização do sistema com o término de implantação das alças de acesso. Estas possibilitaram que veículos como carros e ônibus possam chegar de forma facilitada à estação.

A estação Varginha está praticamente com obras civis finalizadas, ou seja, as principais estruturas já foram construídas. O foco agora está no acabamento da estação, instalação de sistemas na área externa e interna.

Enfatiza-se o trabalho do acesso principal que já recebeu escadas rolantes. Janelas em vidro também já foram instaladas protegendo o interior do prédio conta intempéries.

Já na região das plataformas é possível visualizar bancos, pisos táteis instalados, placas de comunicação visual e inclusive extintores de incêndio, o que indica que boa parte das instalações nesta região estão finalizadas.

Estão em curso as obras do estacionamento de trens de Varginha ao sul da estação. O local permitirá o estacionamento de trens e a alocação de composições de forma estratégica para a operação rápida nos horários de pico.

Postes do sistema de rede aérea já foram implantados. Ao fundo do pátio alguns pórticos foram montados. Aparelhos de mudança de via já estão posicionados em locais estratégicos para permitir a manobra de trens entre as diversas vias existentes.

Na região do futuro terminal de ônibus estão em execução serviços de terraplenagem. A chegada do terminal permitirá a ampliação considerável da demanda da estação Varginha.

Por fim, temos o sistema de sinalização que já está ligado e em fase de comissionamento. Foi possível observar o sinal de número 24 com a luz vermelha acesa. O teste do sistema permitirá o tráfego de trens de forma segura.

A previsão para a entrega da estação está mantida para o segundo semestre deste ano. Possivelmente a operação ocorrerá em regime assistido, ou seja, com horário reduzido de funcionamento.

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14 comments
  1. Está perto de acabar a obra, o que é bom, depois de tanto tempo adiando.

    Será que que um dia a L9 chega no centro de Parelheiros? Não está tão longe.

    1. Essa linha nunca vai chegar em Parelheiros. É uma questão de saúde e sobrevivência da metrópole.

      Um trem em Parelheiros iria destruir todos os mananciais restantes da região.

    2. Nunca. Não pela questão de proximidade, mas por preservação ambiental. Com uma estação ali, a tendência é que a região se desenvolva ainda mais, o que prejudicaria a área de manancial onde o bairro está localizado

        1. Rio Grande da Serra é uma estação aberta em 1867 na ferrovia Santos Jundiaí. Possui baixa demanda e não ataca os mananciais.

          Não possui nada comparável com a invasão ocorrida em Parelheiros e que prejudica o abastecimento da Grande São Paulo.

          1. Rio Grande da Serra, assim como Parelheiros, está em área de mananciais.

            Rio Grande da Serra é o exemplo que é possível consiliar transporte sobre trilhos e meio ambiente.

            Sobre a demanda de Rio Grande da Serra, mais de 230 mil passageiros por mês É POUCO kkk?

  2. Um detalhe que não pude deixar de passar despercebido é a sinalização visual no padrão da CPTM, para assim que for repassado a CCR ela simplesmente trocar tudo para o padrão dela.

  3. Questão ambiental? Já residem 200.000 pessoas em Parelheiros e colocar um meio de transporte LIMPO,SUSTENTÁVEL é atacar o meio ambiente? É sério isso? Então que essas 200.000 pessoas que utilizem carros com combustível fóssil, onibus supearticulados à diesel, fora ocupações em área de mananciais e a justificativa pra não ter trem em Parelheiros (Já teve no passado) é a questão ambiental? Muito “coerente”.

    1. Pode notar que são sempre os mesmos que criticam trens em Parelheiros. O perfil é de quem não gosta de ofertar serviços públicos ao povo mais carente e inventa qualquer desculpa pra impedir isso. A desculpa agora é ambiental, mas o próprio governador do Estado é aliado de um ex-ministro que falava em “deixar passar a boiada” e ninguém criticava.

    2. Um trem iria atrair mais moradores, que iriam invadir mais áreas de preservação, destruindo ainda mais mananciais.
      Não se pode “premiar” a invasão dos mananciais com transporte público.

      Sem os mananciais de Parelheiros e região, cerca de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo ficariam sem abastecimento de água potável.

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