VLT de Salvador amplia operação e passa a transportar passageiros até São Joaquim

Novo trecho é a primeira parte da extensão de 3,58 km entre Calçada e Comércio, que terá seis paradas quando estiver concluída

Trem do VLT de Salvador
Trem do VLT de Salvador (GEBA)

O VLT de Salvador ampliou novamente sua operação assistida e passou a transportar passageiros entre Calçada e São Joaquim. O novo trecho entrou em funcionamento na quarta-feira (16) e se trata do primeiro avanço do serviço para o sul da Estação Calçada.

Até então, os passageiros eram transportados apenas no sentido do Subúrbio Ferroviário. A operação assistida começou em junho entre Calçada e Lobato e, no início de setembro, foi prolongada até Marisqueiras, levando o trecho atendido para cerca de 6 km.

Com a chegada a São Joaquim, o VLT passa a atender aproximadamente 7 km, mas ainda não oferece uma viagem contínua entre as duas extremidades. Quem embarca em São Joaquim e deseja seguir para Marisqueiras precisa desembarcar na Calçada e acessar outra plataforma para continuar a viagem.

São Joaquim é primeira parada rumo ao Comércio

O trecho recém-aberto faz parte da extensão entre Calçada e Comércio, que terá 3,58 km de via singela. O projeto prevê seis paradas nesse eixo: Calçada, São Joaquim, Ferry Boat, Hospital da Marinha, Cacau do Brasil e Terminal Turístico.

São Joaquim é, portanto, a primeira das cinco novas paradas previstas depois de Calçada. Quando concluída, a extensão seguirá pela região portuária em direção ao Comércio, chegando às proximidades do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda.

VLT de Salvador: trecho entre Calçada e Comércio (CTB)

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Nesta fase da operação assistida, o atendimento a São Joaquim ainda é limitado. São realizadas três viagens pela manhã e outras três à tarde. O restante do trecho, entre Calçada e Marisqueiras, mantém uma programação mais ampla, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.

Operação começou em junho

O transporte de passageiros no VLT teve início em 29 de junho, inicialmente entre Calçada e Lobato, em um trecho de aproximadamente 4 km. A operação foi posteriormente estendida até Marisqueiras, em Plataforma, em 1º de setembro.

Passageiros que participaram da viagem-teste do VLT de Salvador (CTB)

A expansão para São Joaquim ocorre no sentido contrário e inaugura o atendimento do prolongamento em direção à região central de Salvador.

O VLT de Salvador e Região Metropolitana está sendo implantado em etapas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). O sistema completo terá 43,7 km e 50 paradas, distribuídas pelos diferentes trechos do projeto.

A extensão Calçada–Comércio ainda terá outras quatro novas paradas depois de São Joaquim. O mapa do projeto prevê, na sequência, Ferry Boat, Hospital da Marinha, Cacau do Brasil e Terminal Turístico.