Acquavias SP assume as travessias hídricas em novembro
Cronograma estimado com a transição foi divulgado pela ARTESP nesta semana
A concessionária Acquavias SP Travessias SPE, deve em breve, assumir a operação de linhas do transporte hidroviário em São Paulo, e iniciar os investimentos previstos em contrato.
De acordo com a Deliberação da Agência de Transportes do Estado (ARTESP), divulgada nesta semana, ficou homologada a data de 9 de novembro como marco temporal para o início da Fase de Operação do sistema.
O documento menciona também que até o dia 8, a gestão segue de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (SEMIL) e como uma das primeiras etapas obrigatórias da nova empresa operadora, haverá a retirada das embarcações FB-26 e FB-28 de maneira imediata em razão das suas atuais condições.
O contrato das Travessias Hídricas contempla 14 linhas de transporte por balsas para pessoas e carros, no litoral Norte, Centro, Sul e Região Metropolitana de São Paulo, como entre Santos e Guarujá, conexão para Ilha Bela, balsa da Ilha do Bororé na capital e no reservatório de Paraibuna.
A concessão terá a duração de 20 anos para a Acquavias SP operar o transporte, administrar e manter as balsas, com previsão de investimento na ordem de R$ 2,5 bilhões ao longo do contrato.
Segundo o Governo do Estado, a concessão vai promover uma modernização do serviço, incorporação de novas embarcações e melhorias nos terminais de embarque e desembarque.
