Destaques Linha 5

Após mal entendido, governo confirma abertura de AACD-Servidor nesta sexta-feira

Matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo e replicada por outros veículos afirmava que quatro estações seriam inauguradas nos próximos dias
Entrada principal de AACD-Servidor (Metrô)

Por um desencontro de informações, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria em que informava que as estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás seriam inauguradas na próxima sexta-feira (31).

Na verdade, apenas AACD-Servidor será aberta nesta semana conforme já comentado aqui e finalmente confirmado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos: “A STM informa que na próxima sexta-feira (31) será inaugurada a estação AACD-Servidor. Com previsão de atender 22 mil usuários por dia, a estação AACD-Servidor irá funcionar inicialmente em operação reduzida, das 9 h às 16 h, de segunda a domingo“.

Como se sabe, as obras em Chácara Klabin e Santa Cruz ainda estão em andamento, inclusive com um novo impasse, o roubo de cabos que seriam usados na iluminação e em alguns sistemas. O material, levado de um canteiro dentro da estação Chácara Klabin, era de propriedade da empresa Toshiba que, segundo informações obtidas pelo site, está buscando alternativas para suprir os itens perdidos.

Ainda assim, segundo um executivo do Metrô ouvido pelo site, a previsão é que as três estações faltantes sejam concluídas até o final de setembro, único gargalo que ainda precisa ser superado. O sistema de sinalização fornecido pela Bombardier já está pronto para ser usado em toda a extensão da linha.

Moema em operação plena em breve

Nessa sexta-feira, a ViaMobilidade abrirá a estação AACD-Servidor operando apenas em uma das plataformas por conta do AMV (aparelho de mudança de via) existente entre ela e Moema. De acordo com informações obtidas nesta terça-feira, a nova versão do software que controla os trens havia sido entregue pouco antes de a linha ter sido repassada pelo Metrô à empresa privada.

Graças a ele os trens hoje já operam de forma mais eficiente em Moema e Eucaliptos evitando as manobras que atrasavam o intervalo das composições. Situação bem diferente do cenário do começo do ano quando versões menos eficazes desse software tornaram a vida dos usuários um inferno com constantes falhas. Apesar de testadas no Brasil, as versões precisam ser enviadas para os Estados Unidos onde a Bombardier desenvolve o sistema. Muitas vezes, mesmo com o software aprovado ele não era usado por não ter passado pelo crivo de segurança da empresa canadense.

A ViaMobilidade ainda não antecipa a data em que Moema passará a funcionar em todo o horário como as demais estações mas prevê que isso não deve demorar: “A Estação Moema funciona de segunda a domingo, das 9h às 16h, e, em breve, terá operação comercial plena. A restrição do horário se deve à finalização de equipamentos e sistemas”, diz nota enviada ao site. Pelo retrospecto em outras estações da Linha 4-Amarela (administrada pela ViaQuatro, sua empresa-irmã”), a ampliação do horário deve ocorrer em pouco tempo.

Veja também: ViaMobilidade recebe Linha 5-Lilás do Metrô

Trens da Linha 5-Lilás

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comentários

Click here to post a comment
  • O ex-governador acabou de falar na tv que as quadro ultimas estações serão inauguradas na sexta dia 31/8

    • Esse comentário dele também me chamou muito a atenção, curioso que os sites de notícias que alertam para as fake news nem comentaram isso, de tão acostumadas com essas mentiras!

  • Geraldo Alckimin em sua entrevista ao Jornal Nacional desta quarta-feira, 29 de agosto, voltou a insistir que as quatro estações serão abertas na próxima sexta-feira, 31 de agosto. Ao vivo e para todo o Brasil.

  • Ricardo, conversando com um funcionário da ViaMobilidade hoje pela manhã na estação Vila das Belezas, o Metrô parece que vai entregar as 4 estações na sexta mesmo.

    • Desculpe minha incredulidade, mas se você passar em frente à estação Santa Cruz verá que o novo acesso está em obras ainda sem falar em outras áreas de ligação que continuam fechadas. Seria uma enorme surpresa se esse cenário mudasse até amanhã. Infelizmente ainda não será desta vez que a Linha 5 chegará às linhas 1 e 2.

Airway