A notícia de que a CPTM planejava implantar um novo roteiro do Expresso Turístico entre a estação Luz e Aparecida gerou bastante repercussão nos últimos dias. Entretanto, comunicados emitidos pela MRS Logística e pela ABPF, associação de preservação ferroviária, afirmam que o projeto sequer foi estudado a fundo.
O destino de Aparecida, onde há o santuário da Igreja Católica seria iniciado em 12 de outubro, feriado nacional, de acordo com matéria veiculada pela Folha de São Paulo.
Nesta terça-feira (25), a operadora de carga responsável pelo trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro publicou uma nota a respeito do “Expresso dos Romeiros”.
Segundo a MRS, “não há sequer projeto estruturado neste sentido, portanto, no momento, não é possível cogitar a possibilidade aventada na matéria.”
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A operadora de carga ressalta que projetos
deste tipo exigem análises aprofundadas, com ênfase na segurança
operacional. “Projetos como este são complexos e exigem análise
técnica profunda e criteriosa, conforme regulamentação específica.
A MRS é uma operadora ferroviária de carga, e não está habilitada
para efetuar a prestação do serviço de transporte ferroviário de
passageiros.“

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) também emitiu nota sobre o projeto alegando não ter sido procurada ou consultada sobre o projeto.
“Em momento algum a ABPF foi procurada/consultada por nenhuma das Operadoras (seja de Carga ou Passageiros) para tal projeto até a presente Nota, bem como por entidades governamentais.”
A entidade também comunica que imagens divulgadas em perfis nas redes sociais com carros de passageiros Budd (ex-RFFSA) não têm relação com o suposto “Trem dos Romeiros”. A associação afirma que o material rodante será utilizado para o Museu Ferroviário de Cruzeiro e reserva técnica do Trem de Guararema.

“Estão sendo veiculadas imagens “fake” dos carros de passageiros Budd ex-RFFSA como sendo o material rodante para o projeto Trem dos Romeiros, carros estes que foram resgatados em Santos Dumont/MG em 2018 e que hoje compõe o acervo e também são a reserva técnica de material rodante da ABPF no Pátio de Cruzeiro/SP. Essa frota se destina a uso para a formação do futuro Museu Ferroviário de Cruzeiro e bem como reserva técnica de material rodante para projetos em andamento, como, por exemplo, o Trem de Guararema.”
Após as manifestações, a CPTM também reconheceu que a rota para Aparecida não tem previsão de ocorrer no momento, após consulta à MRS, que considerou o serviço inviável, segundo nota enviada ao Via Trolebus.