Após 56 dias desde que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a decidir pela liberação do contrato de implantação do People Mover no Aeroporto de Guarulhos, o órgão de controle federal voltou a analisar o processo, por conta de um pedido de vista feito pelo Ministro Augusto Nardes em 15 de dezembro.
Desta vez, Nardes seguiu os demais integrantes do TCU e concordou com o aditivo que permite à GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a tocar o projeto de ligação por trilhos entre os três terminais de Guarulhos e a Linha 13-Jade da CPTM.
Segundo o Ministro, foram enviadas contribuições ao relator Vital do Rêgo, que agradeceu a ajuda. Desta vez, o TCU admitiu a “precariedade” do atendimento aos passageiros que desejam chegar ao ramal de trem metropolitano que hoje usam ônibus oferecidos pela concessionária.
Vital do Rêgo votou por suspender os efeitos que impediam a execução do contrato com a AeroGRU, consórcio que implantará o sistema Aeromovel no local., mas pediu que haja uma fiscalização até a conclusão da obra.

O relator voltou a reclamar da falta de um estudo embasado que justificasse o People Mover, mas concordou que o interesse público pelo sistema é maior do que os aspectos burocráticos.
Vital do Rêgo liberou ainda o AeroGRU para ter acesso aos autos, algo que havia sido negado anteriormente.
Com a liberação do TCU, o contrato fechado entre a GRU Airport e o consórcio poderá ser reativado e assim dando início ao processo de implantação que era previsto em cerca de 18 meses.