As metas do governo Doria em mobilidade sobre trilhos para 2022

Emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo do estado prevê metas factíveis e outras pouco prováveis
Estação Vila Formosa da Linha 2-Verde (iTechdrones)

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 teve suas discussões encerradas nesta quinta-feira, 24, na Assembléia Legislativa. O governo Doria enviou parecer aos deputados em que detalha seus vetos às emendas e também mudanças aceitas nas propostas.

Entre elas está a subemenda sob o título “QUALIDADE DE VIDA URBANA, COM MORADIA ADEQUADA E MOBILIDADE”, que versa sobre objetivos estratégicos para o ano que vem nesses temas, incluindo os projetos de transporte sobre trilhos.

A seguir o site cita esses objetivos e analisa a viabilidade de cada item:

Concluir a Estação João Dias da Linha 9 da CPTM

Como mostramos nesta semana, as obras da estação João Dias estão se encaminhando rapidamente para sua conclusão. Ela ficará pronta no segundo semestre, mas a inauguração em si depende de outros fatores. Apesar disso, é altamente provável que seja aberta ainda em 2021, o que torna a meta na LDO dispensável.

Concluir a Implantação da Linha 15 Prata do Metrô até o Jardim Colonial

Outro projeto que caminha para sua conclusão, a estação Jardim Colonial também deverá ser aberta ainda neste ano.

Concluir a Implantação da Linha 9 – Esmeralda da CPTM

Embora não detalhado, esse item deve se referir às duas estações ao sul da capital, Mendes-Vila Natal e Varginha. Se a primeira pode começar a funcionar entre julho e agosto, em nossa avaliação, a segunda é praticamente certo que não ficará pronta ainda em 2022. A despeito de uma certa evolução, a obra ainda tem inúmeras pendências.

Acesso da estação João Dias da Linha 9 (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Implantar Sistemas de Energia e Sinalização nas Linhas 10, 11, 12 e 13 da CPTM

Incluir essa meta no projeto de lei é praticamente uma alegoria já que os contratos desses ramais estão bastante atrasados e bem longe de serem concluídos. A própria CPTM indica 2024 como meta de entrega. No entanto, algumas melhorias deverão ser entregues durante esse período.

Interligar a Linha 13 – Jade aos Terminais do Aeroporto de Guarulhos

Outra meta inócua do governo do estado já que a implantação do People Mover que ligará a estação Aeroporto Guarulhos aos três terminais aeroportuários está sob responsabilidade do governo federal. Ainda assim, parece irreal imaginar que o sistema, que ainda está sob análise do TCU, conseguirá ser implementado em tão pouco tempo.

Viabilizar a PPP do Trem Intercidades São Paulo-Campinas

Apesar de ter perdido velocidade nos últimos meses, o projeto de concessão do Trem Intercidades, do serviço Intermetropolitano e da Linha 7-Rubi pode realmente sair até o final do ano que vem. Mas desde que a renovação da concessão de carga da MRS seja resolvida, o que era esperado para o segundo semestre de 2021.

Pesa contra esse prazo recentes declarações do secretário Alexandre Baldy sugerindo que a Linha 10-Turquesa pode fazer parte do projeto, o que exigiria mudanças significativas nos estudos já apresentados.

Readequação das vias das linhas 12 e 13 (CPTM)

Executar mais 19% de Implantação da Linha 6 – Laranja do Metrô

A Acciona tem avançado com a construção da Linha 6 nos últimos meses e é bastante viável imaginar que o projeto chegará a esse patamar de implantação em 18 meses. Causa uma certa apreensão o fato de que a construtora ainda não obteve um financiamento de longo prazo junto ao BNDES e que é crucial para pautar o investimento bilionário no ramal.

Executar mais 16% de Implantação da Linha 17 – Ouro do Metrô

A despeito das seguidas interrupções na Justiça, a Linha 17 começa a evoluir de forma lenta, mas razoavelmente satisfatória. As obras ainda estão num ritmo aquém do esperado enquanto o contrato de sistemas é o ponto de maior preocupação.

Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja (iTechdrones)

Executar mais 20,6% de Implantação do Trecho Vila Prudente – Penha da Linha 2 do Metrô

Após 17 meses da ordem de serviço, as obras da extensão da Linha 2-Verde estão ganhando velocidade em vários canteiros. O fim do impasse no Complexo Rapadura também eliminou incertezas no futuro, mas o cronograma do projeto terá de ser repensado. Mesmo assim, pode ser que o empreendimento de fato avance como esperado.

Executar mais 30% da Extensão da Linha 13 – Jade até o Centro

Levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda depende sobretudo de dois contratos, o de modernização das vias da Linha 12 para facilitar a chegada à estação Brás, e a requalificação das vias entre Luz e a estação ao lado do Memorial da América Latina. Esse segundo projeto ainda está em fase inicial, no entanto, e tem prazo de entrega em 2024. Talvez seja otimista pensar em avançar um terço do necessário nesse intervalo de tempo.

Estação Morumbi da Linha 17-Ouro (CMSP)

Implantar Sistema de Energia e Sinalização e Portas de Plataforma nas Linhas 1, 2, 3 e 5

Se as portas de plataforma da Linha 5-Lilás devem ser entregues em sua totalidade ainda em 2021, a implantação do equipamento nas linhas 1, 2 e 3 é impossível até o final de 2022. Primeiro porque são 34 estações previstas no contrato assinado com o consórcio Kobra, segundo porque essa licitação voltou a ser suspensa na Justiça, como mostrou o site nesta semana.

Segundo a Assembleia Legislativa, o Orçamento 2022 do governo estadual será votado na próxima semana.

Total
43
Shares
9 comments
  1. Qual a % de trabalhos que já foram concluídos na L17? Aparentemente em 2022 se tivermos alguma inauguração será uma operação assistida com 1 trem com maquinista entre um trecho de duas estações (so pro doria falar q entregou a obra)

  2. Vcs todos ” ainda ” acreditam em bla..bla..bla ……… Repensem, analisem e percebam este site só traz conversa MOLE PRA BOI DORMIR, pois efetivament nos proximos 2 ou 3 anos NADA será entregue para NÓS . !!!

Comments are closed.

Previous Post

Veja como ficou o Complexo Rapadura após a derrubada das árvores

Next Post

Metrô vai elaborar estudo para o uso comercial de sua marca

Related Posts