CPTM lança licitação para supervisão do sistema de controle de trens da Linha 13

Serviço deve envolver o apoio a implantação da nova sinalização entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda e adaptação de sistemas de controle do ramal que atende o Aeroporto de Guarulhos
Trem da Linha 13 nas imediações da estação da Luz (Jean Carlos)

Como parte do projeto de levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, a CPTM lançou nesta sexta-feira uma nova licitação, para selecionar a empresa que fará a supervisão do projeto executivo e das obras de implantação do sistema de controle de trens do ramal.

O edital ainda não estava disponível quando esse artigo foi publicado, mas o provável foco do contrato será acompanhar a implantação da nova sinalização que será implantada no trecho entre Luz e Barra Funda, responsabilidade do consórcio Telar-Gros-Sprail Linha 13, e também da modernização e adaptação do Sistema de Controle Centralizado existente na CPTM e que é responsabilidade da Alstom.

A sessão pública de recebimento de propostas está marcada para ocorrer no dia 12 de maio, às 10h, na sede da companhia, no centro da capital paulista.

A CPTM tinha intenção de levar a Linha 13 até a estação Chácara Klabin em estudo de 2018 (CPTM)

A atual gestão decidiu mudar o projeto da Linha 13-Jade, que deveria seguir por via subterrânea pela Zona Leste até ao menos a futura estação Parque da Mooca, onde faria conexão com a Linha 10, ou mesmo Chácara Klabin, onde estão as linhas 2-Verde e 5-Lilás do Metrô.

Na nova concepção, o ramal que passa pelas proximidades do Aeroporto de Guarulhos, compartilhará as vias das linhas 11 e 12 para chegar até a estação Palmeiras-Barra Funda, futuro terminal do Trem Intercidades com destino a Campinas e Jundiaí.

Para atingir essa meta, prevista para 2024, é necessário readequar toda a infraestrutura de vias, sistemas e alimentação de energia a fim de que o trecho possa operar com intervalos mais baixos entre os trens.

Atualmente, a Linha 13-Jade opera com intervalos de 20 minutos no pico e de 30 minutos em horários de menor movimento. O projeto original do ramal prevê um headway de 8 minutos, bastante alto até para os padrões da CPTM.

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3 comments
  1. Eu acho expansão “central” da Linha 13 tão mal planejada, tanto a antiga rumo ao Parque da Mooca/Chácara Klabin, quanto essa pra Brás/Barra Funda.

    A primeira por ser um traçado bem semelhante ao da Linha 2 e a segunda por ser em vias compartilhadas com as Linhas 11 e 12.

  2. Isso eu sei, mas me refiro a forma que é feita com compartilhamento de vias. Penso que ideal é que as linhas sejam segregadas.

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