O Metrô de São Paulo publicou nesta terça-feira. 4. os editais das licitações das seis estações que terão seus nomes concedidos à iniciativa privada, o chamado “naming rights” em inglês. Os documentos esclarecem várias dúvidas que ainda existiam sobre o modelo de receita não tarifária, que permitirá a associação de uma marca ou produto ao nome das paradas das quatro linhas operadas pela companhia.
E eis aí a primeira constatação: apesar de citada durante o processo de análise pela comissão da prefeitura que cuida da lei “Cidade Limpa”, as linhas 4 e 5 não fazem parte da concessão. Ou seja, os nomes serão alterados apenas na rede operada diretamente pelo Metrô.
Não se sabe ao certo o motivo dessa mudança, mas pode envolver o fato de que o direito de renomear as estações pode ser explorado pelas próprias concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. No entanto, soa estranho caso a nomenclatura patrocinada seja apresentada apenas em algumas linhas.
O item que trata do assunto diz que “Exclui-se do Objeto da Concessão, a exploração dos espaços comerciais e publicitários da estação e trens, bem como a exploração do “naming rights” objeto deste Edital nas linhas não operadas pela COMPANHIA DO METRÔ”.

Filtro de empresas e marcas
Um detalhe antecipado pelo Metrô e confirmado no edital é a proibição de patrocínio por entidades que envolvam os seguintes temas/produtos:
- Bebidas alcóolicas;
- Produtos relacionados a cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, por vedação do art. 3º da Lei 9.294/96;
- Entidades religiosas;
- Instituições político-partidárias;
- Personalidades; e.
- Nome de ponto cardeal oposto a localização da linha ou da estação
Em outras palavras, não haverá estações fazendo ode a produtos que causam dependência ou qualquer menção religiosa ou eleitoral além de promoção de pessoas conhecidas. O Metrô aproveitou ainda para barrar nomes que pudessem causar confusão nos passageiros.
Outro ponto bastante interessante e que mostra cuidado do edital é o fato de a renomeação obrigar a utilização de caracteres do alfabeto latino, assim evitando que tivéssemos marcas ilegíveis para a maior parte do público.
Terceirização
Surpreendeu, no entanto, que o Metrô tenha permitido que as
empresas participantes possam vencer as licitações e depois
negociar o nome com outros grupos. Segundo o edital, “O direito a
nomeação poderá ser negociado com terceira empresa, respeitadas as
disposições deste Edital.
Em caso de utilização de marca, nome ou logo de terceiro, deverá
ser apresentado o contrato ou a intenção de contratar, cuja
vigência deverá estar válida durante todo o período da
Concessão”.
A concessionária que assumir a gestão do nome da estação, por outro lado, continuará sendo responsável por ela mesmo que o nome seja vendido a terceiros. O Metrô ainda se dá ao direito de aprovar o nome indicado.

Como previsto, o contrato de concessão terá duração de 10 anos e renovação por um período igual ou inferior. Será preciso criar uma Sociedade de Propósito Específico para explorar a publicidade da concessão, ou seja, não bastará que a empresa patrocinada vença o certame e assine contrato diretamente com o Metrô.
Leilão
Os editais preveem que as sessões públicas de recebimento ocorram em junho e envio de esclarecimentos entre o final de maio e o começo de junho, dependendo da estação. Os lances deverão ser feitos em valores mínimos de R$ 5 mil em relação à remuneração mensal. O Metrô, entretanto, manteve o valor inicial em segredo até a negociação no dia do leilão.
Após a homologação do contrato, a concessionária vencedora terá 15 dias para apresentar o nome ou marca escolhido e a forma como apresentará na comunicação visual da empresa.
A concessionária arcará com todo o custo da mudança de paineis, mapas, avisos sonoros e semelhantes mesmo que esse trabalho seja feito pelo próprio Metrô em alguns casos. Para isso será preciso reembolsar a companhia do governo.
O edital prevê que as empresas vencedoras das seis estações possam dividir os custos e tarefas de atualização do mobiliário a fim de não ser necessário a troca simultânea de várias peças.
Confira as estações que terão o direito de nomeação concedido:
Estação | Ramal | Data do leilão |
Anhangabaú | Linha 3-Vermelha | 11/06/2021 |
Saúde | Linha 1-Azul | 10/06/2021 |
Penha | Linha 3-Vermelha | 09/06/2021 |
Carrão | Linha 3-Vermelha | 08/06/2021 |
Consolação | Linha 2-Verde | 16/06/2021 |
Brigadeiro | Linha 2-Verde | 14/06/2021 |