Candidato à reeleição pelo PSDB, Rodrigo Garcia propõe reativar e fomentar ferrovias no interior de São Paulo

Rodrigo Garcia, candidato a reeleição pelo PSDB (GESP)

As eleições gerais são um ótimo momento para refletir nas principais propostas que os candidatos ao governo de São Paulo têm para a mobilidade sobre trilhos. O site tem mostrado os planos de governo daqueles que pleiteiam a vaga no Palácio dos Bandeirantes.

Seguindo a ordem de candidatos estabelecida pelo site do TSE, o próximo plano de governo a ser analisado é o do candidato a reeleição Rodrigo Garcia.

Rodrigo Garcia é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de advogado. Garcia é o atual governador de São Paulo.

Investimentos já realizados e novos projetos

O plano de governo cita uma série de investimentos já realizados nas linhas da CPTM e Metrô. Destaca que até o fim de 2022 o investimento total da gestão chegará a R$ 15 bilhões.

“O Governo de São Paulo investiu, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, quase R$ 10 bilhões em expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Até dezembro de 2022 a expectativa é que o investimento chegue a 15 bilhões, considerando o ritmo acelerado das obras.”

Há o compromisso de concluir uma série de obras como a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, da Linha 6-Laranja e da Linha 17-Ouro conectando o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos. Na Zona Leste o foco serão as obras da Linha 2-Verde e 15-Prata.

“Os investimentos em mobilidade urbana de nosso Estado não podem parar. Nosso compromisso é concluir as obras de extensão da linha 9 Esmeralda da CPTM até Varginha, concluir as obras da Linha 6 Laranja do Metrô que hoje empregam mais de nove mil trabalhadores, entregar a ligação do aeroporto de Congonhas com a linha 9 da CPTM da Linha 17 – Ouro, entregar as obras da Linha 15 – Prata e concluir as obras da linha 2 Verde rumo à zona Leste.“

Linha 6-Laranja, uma das principais obras na mobilidade em São Paulo (Jean Carlos)

O plano de governo estabeleceu uma lista de projetos que deverão ser viabilizados ao longo dos próximos quatro anos. Essa viabilização se trata de projetos, licitações ou contratações a serem formalizadas. 

A lista contempla uma série de projetos, alguns já conhecidos e outros ainda em fase inicial de modelagem. Os trens regionais “Intercidades” também estão inclusos, destacando-se o serviço entre a capital e Sorocaba. A lista de projetos são:

• Trem Intercidades Eixo Norte.
• Trem São Paulo – Sorocaba: Com a concessão das linhas 8 e 9, viabilizar projeto executivo e início das obras para realizar a ligação até Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e Mairinque.
• Expansão da Linha 2 – Verde: Entre a Vila Prudente e a Penha – Dutra (Guarulhos), passando pela Vila Formosa, Vila Carrão e Aricanduva.
• Expansão da Linha 4 – Amarela: Da Vila Sônia, passando por Dumont Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra.
• Linha 5 – Lilás: do Capão Redondo até o Jardim Ângela, passando por Comendador Sant’Anna.
• Linha 15 – Prata: do Ipiranga/Vila Prudente até a Jacú-Pêssego.
• Linha 16 – Violeta: Com a ligação da estação Oscar Freire da linha 4 – Amarela até a Cidade Tiradentes.
• Linha 17 – Ouro: Expansão do aeroporto de Congonhas/Washington Luís até o Morumbi
• Linha 17 – Ouro: Na outra ponta, ampliação do aeroporto de Congonhas até o Jabaquara.
• Linha 19 – Celeste: linha que interliga o Centro de São Paulo a Guarulhos
• Linha 20 – Rosa: linha que interliga a Zona Oeste de São Paulo (Lapa) ao ABC.
• Linha 22 – Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da Capital (Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 1, 2 e 3: Com a implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição de novos trens e modernização da sinalização para maior regularidade.
• Extensão da Linha 13 – Jade: Até Bonsucesso, com quatro novas estações para atender a porção leste de Guarulhos.
• Extensão da Linha 9 – Esmeralda: Até Varginha, obras em andamento.
• Linha 14 – Ônix – 39 km e 22 estações, para atender os municípios de Guarulhos, São Paulo e o ABC.
• Novas Estações da CPTM: Lajeado (Linha 11 – Coral); União de Vila Nova (Linha 12 – Safira); Pari (Linha 11 – Coral); Bom Retiro (Linha 11 – Coral) e Ipiranga (Linha 10 – Turquesa).
• Obras de acessibilidade nas Linhas 10 e 12: Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (L10); Estação Mauá (L10); Estação Juventus-Mooca (L10); Estação Ipiranga (L10); Estação Itaquaquecetuba (L12) e Estação Aracaré (L12).
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 10, 11 e 12: Implantação de novos sistemas de energia e modernização da sinalização para maior regularidade;
• 2ª e 3ª Fase do VLT da Baixada Santista: Concluir o VLT entre Conselheiro Nébias e Valongo em Santos e implantar a 3ª Fase, com a modernização e ampliação da ponte dos Barreiros.”

Ferrovias no interior do estado

O plano de governo também estabelece uma série de propostas em âmbito estadual como criação de nova uma ferrovia entre o planalto e o litoral, e a implantação de novas ferrovias na macrometrópole contemplando os setores leste e oeste (Vale do Paraíba e Sorocaba)

A reativação de trechos atualmente ociosos  para tráfego de passageiros e carga estão previstos em vários pontos do estado, com destaque aos trechos do Vale do Ribeira e as pontas de linha no interior do estado.

“• Nova Ferrovia Planalto – Baixada Linha Verde.
• Nova Ferrovia Macrometrópole Paulista, com Vetor Ferroviário Oeste (Sorocaba-São Paulo) e Vetor Ferroviário Leste (Vale do Paraíba-São Paulo).
• Melhorias nas Ferrovias existentes, em especial na reativação do transporte, movimentação de carga e passageiros (Ferrovia Litorânea no Vale do Ribeira; Apiaí-Sorocaba; Pontal-Ourinhos; Panorama-Marília; Malha Oeste-Mairinque; Colômbia-Barretos; Ferrovia Bragantina).”

Sorocaba poderá voltar a ter trens (Jean Carlos)

O plano enfatiza a proposta de implantação de uma “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul com a possibilidade de extensão até Viracopos. Também deverá haver fomento para a implantação de VLTs em várias regiões do interior do estado.

“• Ferrovias e Turismo: implantação de “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul, levando a ferrovia até o aeroporto de Viracopos.
• Fomentar a implantação de VLTs nas regiões metropolitanas: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.”

Opinião do site

Rodrigo Garcia praticamente listou tudo o que existe em estudo no Metrô, CPTM e STM, além de outras secretarias, para apresentar um pacote vistoso aos eleitores. Mas a “salada mista”  inclui desde obras em execução a projetos genéricos e que estão fora da realidade para essa década. É uma pena já que por ser o atual ocupante do cargo poderíamos ter uma descrição mais precisa sobre o potencial de expansão da malha sobre trilhos nos próximos quatro anos.

A respeito dos projetos de trens regionais, a “realidade” teima em contestar o “sonho”: enquanto promete lançar linhas em várias cidades do interior, Garcia não consegue viabilizar o Trem Intercidades – Eixo Norte, que está há muitos anos em planejamento.

Ricardo Meier

O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Confira também as propostas dos outros candidatos:

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