As eleições gerais são um ótimo momento para refletir nas principais propostas que os candidatos ao governo de São Paulo têm para a mobilidade sobre trilhos. O site tem mostrado os planos de governo daqueles que pleiteiam a vaga no Palácio dos Bandeirantes.
Seguindo a ordem de candidatos estabelecida pelo site do TSE, o próximo plano de governo a ser analisado é o do candidato a reeleição Rodrigo Garcia.
Rodrigo Garcia é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de advogado. Garcia é o atual governador de São Paulo.
Investimentos já realizados e novos projetos
O plano de governo cita uma série de investimentos já realizados nas linhas da CPTM e Metrô. Destaca que até o fim de 2022 o investimento total da gestão chegará a R$ 15 bilhões.
“O Governo de São Paulo investiu, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, quase R$ 10 bilhões em expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Até dezembro de 2022 a expectativa é que o investimento chegue a 15 bilhões, considerando o ritmo acelerado das obras.”
Há o compromisso de concluir uma série de obras como a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, da Linha 6-Laranja e da Linha 17-Ouro conectando o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos. Na Zona Leste o foco serão as obras da Linha 2-Verde e 15-Prata.
“Os investimentos em mobilidade urbana de nosso Estado não podem parar. Nosso compromisso é concluir as obras de extensão da linha 9 Esmeralda da CPTM até Varginha, concluir as obras da Linha 6 Laranja do Metrô que hoje empregam mais de nove mil trabalhadores, entregar a ligação do aeroporto de Congonhas com a linha 9 da CPTM da Linha 17 – Ouro, entregar as obras da Linha 15 – Prata e concluir as obras da linha 2 Verde rumo à zona Leste.“

O plano de governo estabeleceu uma lista de projetos que deverão ser viabilizados ao longo dos próximos quatro anos. Essa viabilização se trata de projetos, licitações ou contratações a serem formalizadas.
A lista contempla uma série de projetos, alguns já conhecidos e outros ainda em fase inicial de modelagem. Os trens regionais “Intercidades” também estão inclusos, destacando-se o serviço entre a capital e Sorocaba. A lista de projetos são:
• Trem Intercidades Eixo Norte.
• Trem São Paulo – Sorocaba: Com a concessão das linhas 8 e 9,
viabilizar projeto executivo e início das obras para realizar a
ligação até Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e
Mairinque.
• Expansão da Linha 2 – Verde: Entre a Vila Prudente e a Penha –
Dutra (Guarulhos), passando pela Vila Formosa, Vila Carrão e
Aricanduva.
• Expansão da Linha 4 – Amarela: Da Vila Sônia, passando por Dumont
Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra.
• Linha 5 – Lilás: do Capão Redondo até o Jardim Ângela, passando
por Comendador Sant’Anna.
• Linha 15 – Prata: do Ipiranga/Vila Prudente até a
Jacú-Pêssego.
• Linha 16 – Violeta: Com a ligação da estação Oscar Freire da
linha 4 – Amarela até a Cidade Tiradentes.
• Linha 17 – Ouro: Expansão do aeroporto de Congonhas/Washington
Luís até o Morumbi
• Linha 17 – Ouro: Na outra ponta, ampliação do aeroporto de
Congonhas até o Jabaquara.
• Linha 19 – Celeste: linha que interliga o Centro de São Paulo a
Guarulhos
• Linha 20 – Rosa: linha que interliga a Zona Oeste de São Paulo
(Lapa) ao ABC.
• Linha 22 – Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da Capital
(Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 1, 2 e 3: Com a
implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição
de novos trens e modernização da sinalização para maior
regularidade.
• Extensão da Linha 13 – Jade: Até Bonsucesso, com quatro novas
estações para atender a porção leste de Guarulhos.
• Extensão da Linha 9 – Esmeralda: Até Varginha, obras em
andamento.
• Linha 14 – Ônix – 39 km e 22 estações, para atender os municípios
de Guarulhos, São Paulo e o ABC.
• Novas Estações da CPTM: Lajeado (Linha 11 – Coral); União de Vila
Nova (Linha 12 – Safira); Pari (Linha 11 – Coral); Bom Retiro
(Linha 11 – Coral) e Ipiranga (Linha 10 – Turquesa).
• Obras de acessibilidade nas Linhas 10 e 12: Estação Prefeito
Celso Daniel – Santo André (L10); Estação Mauá (L10); Estação
Juventus-Mooca (L10); Estação Ipiranga (L10); Estação
Itaquaquecetuba (L12) e Estação Aracaré (L12).
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 10, 11 e 12:
Implantação de novos sistemas de energia e modernização da
sinalização para maior regularidade;
• 2ª e 3ª Fase do VLT da Baixada Santista: Concluir o VLT entre
Conselheiro Nébias e Valongo em Santos e implantar a 3ª Fase, com a
modernização e ampliação da ponte dos Barreiros.”
Ferrovias no interior do estado
O plano de governo também estabelece uma série de propostas em âmbito estadual como criação de nova uma ferrovia entre o planalto e o litoral, e a implantação de novas ferrovias na macrometrópole contemplando os setores leste e oeste (Vale do Paraíba e Sorocaba)
A reativação de trechos atualmente ociosos para tráfego de passageiros e carga estão previstos em vários pontos do estado, com destaque aos trechos do Vale do Ribeira e as pontas de linha no interior do estado.
“• Nova Ferrovia Planalto – Baixada Linha Verde.
• Nova Ferrovia Macrometrópole Paulista, com Vetor Ferroviário
Oeste (Sorocaba-São Paulo) e Vetor Ferroviário Leste (Vale do
Paraíba-São Paulo).
• Melhorias nas Ferrovias existentes, em especial na reativação do
transporte, movimentação de carga e passageiros (Ferrovia Litorânea
no Vale do Ribeira; Apiaí-Sorocaba; Pontal-Ourinhos;
Panorama-Marília; Malha Oeste-Mairinque; Colômbia-Barretos;
Ferrovia Bragantina).”

O plano enfatiza a proposta de implantação de uma “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul com a possibilidade de extensão até Viracopos. Também deverá haver fomento para a implantação de VLTs em várias regiões do interior do estado.
“• Ferrovias e Turismo: implantação de “shortline” entre
Louveira e o complexo Serra Azul, levando a ferrovia até o
aeroporto de Viracopos.
• Fomentar a implantação de VLTs nas regiões metropolitanas: São
José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José dos
Campos, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.”
Opinião do site
Rodrigo Garcia praticamente listou tudo o que existe em estudo no Metrô, CPTM e STM, além de outras secretarias, para apresentar um pacote vistoso aos eleitores. Mas a “salada mista” inclui desde obras em execução a projetos genéricos e que estão fora da realidade para essa década. É uma pena já que por ser o atual ocupante do cargo poderíamos ter uma descrição mais precisa sobre o potencial de expansão da malha sobre trilhos nos próximos quatro anos.
A respeito dos projetos de trens regionais, a “realidade” teima em contestar o “sonho”: enquanto promete lançar linhas em várias cidades do interior, Garcia não consegue viabilizar o Trem Intercidades – Eixo Norte, que está há muitos anos em planejamento.
Ricardo Meier
O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Confira também as propostas dos outros candidatos: