O período de eleições gerais é fundamental para avaliar o atual governo e as propostas dos candidatos ao governo do estado. O site se dedicou a analisar os planos de governo das principais campanhas ao Palácio dos Bandeirantes.
Finalizando nossa série de matérias, hoje iremos expor o plano de governo do candidato Vinicius Poit.
Vinicius Lazzer Poit é o candidato ao governo do estado de São Paulo pelo Partido Novo. Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de deputado.
Privatização e concessões
O plano de governo traça a possibilidade da realização de parcerias estratégicas em diversos setores. Cita a possibilidade de privatizar ou concessionar operações como um modelo que gere eficiência. Parcerias Público-Privadas também estão no radar.
“Delegação: aproveitar a capacidade de operação do setor privado, por meio da ampliação de concessões, contratos de gestão e parcerias público-privadas. Eficiência: privatizar ou fazer a concessão de operações, como a desestatização do Porto de Santos, e assegurar bons e rápidos serviços, como a operação de balsas no litoral.”

O projeto também menciona a busca por soluções para a conclusão de diversas obras que não foram finalizadas, citando os VLTs e os trens de passageiros até Campinas e Vale do Paraíba.
“Conclusão: buscar soluções para conclusão de obras prometidas mas não realizadas, como a finalização do Rodoanel, a extensão da rodovia Carvalho Pinto até Aparecida, os VLTs de mobilidade urbana, o trem de passageiros SP-Campinas-Vale Paraíba”.
Um plano logístico deverá ser desenvolvido para ampliar a malha ferroviária paulista que deverá ser integrada com os demais modos de transporte. O plano de governo cita o que pode ser chamado de projeto “Trem Paulista”
“Plano logístico para ampliar a malha ferroviária paulista, interligado com modais de transporte de cargas (Trem Paulista)”

Opinião do site
O plano de governo disponibilizado pelo candidato Vinicius Poit é bastante superficial no quesito transporte público. Fala de forma bastante genérica sobre “ampliar a malha ferroviária paulista” sem explicar como pretende acelerar a expansão sobre trilhos. Cita VLTs e um “trem SP-Campinas-Vale do Paraíba”(?!) mas em nenhum momento faz referência ao Metrô ou à CPTM.
A complexidade da mobilidade urbana em São Paulo carece de mais transparência e clareza nas propostas do candidato do Partido Novo.
Ricardo Meier
O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Confira também as propostas dos outros candidatos: