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CETESB autoriza Licença Prévia para Linha 20-Rosa, a primeira no ABC

Autorização tem duração de cinco anos e contemplará também a extensão oeste da Linha 2-Verde para Cerro Corá

Linha 20-Rosa tem projeto básico aprovado (Jean Calos)
Linha 20-Rosa tem projeto básico aprovado (Jean Calos)

A Linha 20-Rosa do Metrô, que deverá ligar a região de Santo André até Santa Marina, teve sua Licença Ambiental Prévia (LP) autorizada e emitida pela CETESB.

A liberação do empreendimento é um marco significativo para a implantação do ramal. O documento terá validade de cinco anos.

O objetivo da LP é atestar a viabilidade ambiental do empreendimento. Para isso, o Metrô precisou realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) mostrando os detalhes básicos do empreendimento.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)

Foram realizadas várias audiências públicas sobre a nova linha que se somam no processo de contribuição social para implantação do novo trecho.

Além da autorização concedida para a Linha 20-Rosa, o trecho oeste da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá também foi incluído

A partir deste momento o Metrô poderá se debruçar nos projetos básicos para obter, no futuro, a Licença de Instalação que será emitida para o início efetivo das obras.

A Linha 20-Rosa deverá ser construída a partir de Santo André, atingindo a estação Saúde da Linha 1-Azul.

Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)
Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)

O ramal deverá ser implantado através de uma Parceria Público-Privada. Cogita-se que a Linha 1-Azul seja concedida em conjunto como forma de garantir fundos para o novo trecho.

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A segunda fase, entre Saúde e Santa Marina, seria construída posteriormente. O ramal incorpora em seu projeto a possibilidade de utilizar edifícios associados como fonte de geração de receitas, tornando o projeto mais atrativo para o setor privado.

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7 Comentários

  1. Essa linha chegando somente a Saúde na 1ª fase é um erro. Apesar do cunho eleitoreiro em começar pelo ABC, entendo a “necessidade” de se priorizar esse trecho, mas a Linha deveria chegar ao mínimo em Moema, dividindo a distribuição dos passageiros entre as linhas 1 – Azul e 5 – Lilás

    1. Isso é bom pois vai desenvolver mais a região, pode esperar um adensamento maior e consequentemente um urbanismo melhor, que é exatamente o que a região precisa.

      1. Discordo. Pois não está prevista nenhuma estação entre Fradique Coutinho e Tabapuã. Sendo assim, para essa região do Jardim, em praticamente nada muda ao trajeto proposto anteriormente. Enquanto à mobilidade, o prejuízo é grande.

  2. Eu ainda estou sem acreditar que esta linha não terá estações em toda extensão da Av Faria Lima como acontece na Av Paulista. A Av Faria tem calçadas bem largas iguais as da Av Paulista, por que não fazer estações com acessos nas calças iguais as da Av Paulista?

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