A estação Aricanduva da expansão da Linha 2-Verde é uma das últimas que teve suas obras iniciadas. Contrastando com a maioria das estações, que já possuem grande volume de solo escavado, Aricanduva ainda está no início dos trabalhos.
Em vídeo gravado pelo canal iTechdrones pode-se ter um vislumbre inicial da estação. Nas imagens aéreas é possível observar que o método construtivo adotado será diferente daqueles aplicados na maioria das estações.
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![Estação Aricanduva (iTechdrones)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Aricanduva-02.jpg)
A estação Aricanduva será construída por meio do método de poços secantes. São construídas as estruturas de reforço em forma circular na superfície e vigas entre os círculos que promovem maior estabilidade ao conjunto.
Este método construtivo foi amplamente aplicado em algumas estações da expansão da Linha 5-Lilás como Brooklin. Tal método permite maior velocidade de execução e menor interferência na superfície.
![Poços secantes na estação Brooklin (Metro SP)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/05/secantes.png)
Nas imagens nota-se que duas secções circulares já estão concretadas e outras duas estão em fase de preparação. Na região central, onde possivelmente estarão alocadas mais duas secções, os trabalhos estão sendo iniciados.
![Segmentos já concretados na estação Aricanduva (iTechdrones)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Aricanduva-03.jpg)
Apesar do “atraso” da estação em relação às demais, a parada deverá ser uma das últimas a receber o tatuzão. O equipamento, que chegou recentemente ao porto de Santos, iniciará a primeira rodada de escavações até a estação Orfanato, partindo do Complexo Rapadura.
![Segmentos ainda em fase de construção na estação Aricanduva (iTechdrones)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Aricanduva-01.jpg)
Até a conclusão da primeira etapa a empreiteira responsável terá tempo para concluir a construção do corpo da estação até que o equipamento seja desmontado e remobilizado na região da estação Penha. Assim, se iniciará a segunda e última etapa de perfuração dos túneis. O prazo de entrega da extensão de oito estações da Linha 2-Verde é previsto para o ano de 2026.
Confira o vídeo do canal parceiro, que também inclui as estações Guilherme Giorgi e Penha.
Na Linha 6 – Laranja, a estação São Joaquim também está sendo construída com o método de poços secantes, porém nesse caso, somente 2.