Destaques Linha 15

Concessão da Linha 15-Prata tem leilão adiado para novembro

É a segunda prorrogação da concessão que deveria ter ocorrido originalmente no dia 26 de junho. Agora leilão está marcado para 22 de novembro
Dos 27 trens, apenas quatro estão operando no trecho inicial
Trens de monotrilho da Linha 15: leilão agora remarcado para novembro

A assinatura do contrato de concessão onerosa da Linha 15-Prata, a primeira de monotrilho do Metrô, ficará a cargo do próximo governador do estado, a ser eleito no final deste ano. A razão é que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) decidiu adiar novamente o leilão que ocorreria no próximo dia 31. Agora a nova data foi marcada para 22 de novembro apenas, ou seja, quase quatro meses depois.

É nesse dia que a STM receberá os envelopes com as propostas dos interessados e fará o leilão na Bolsa de Valores (B3) nos moldes do pregão realizado em janeiro para as linhas 5-Lilás e 17-Ouro. O site consultou a secretaria que enviou a seguinte resposta: “O certame foi postergado em mais 120 dias a pedido de empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da concorrência, que afirmam ser necessário mais tempo para preparar a documentação exigida na licitação”.

A concessão da Linha 15-Prata faz parte da estratégia da gestão anterior do PSDB que pregava que a medida irá promover redução de custos para o governo. O lance mínimo para levar a linha é de R$ 153,3 milhões e o governo acredita que a empresa que vencer o certame terá uma receita de R$ 4,5 bilhões durante os 20 anos de concessão. A data original de leilão estava marcada para 26 de junho, mas, de acordo com nota da STM, houve muitos questionamentos pelo fato de a linha ser num modal inédito.

Caso não haja novo adiamento e o leilão for bem sucedido, a assinatura do contrato só deve ocorrer em 2019 já na gestão do próximo governador do estado. Com isso, a concessionária assumirá a operação apenas no meio do ano que vem.

Veja também: Edital de concessão das linhas 8 e 9 da CTPM entra na reta final

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

Click here to post a comment

Posts mais compartilhados

Veja em AUTOO

AUTOO