Consórcio AeroGRU assina novo contrato para fornecer o People Mover de Guarulhos

Grupo já havia celebrado um acordo com a GRU Airport antes que o TCU suspendesse mudanças contratuais, segundo disse a concessionária na época

O People Mover de Guarulhos será fabricado pela Marcopolo

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (2) que o consórcio AeroGRU (Aerom, HTB, FBS e TSINFRA) assinou o contrato de fornecimento dos três veículos do People Mover que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM.

O comunicado, no entanto, não esclarece por que o AeroGRU celebrou um novo acordo se a concessionária que administra o aeroporto, a GRU Airport, havia informado no ano passado que o contrato entre eles já tinha sido assinado. A informação consta da documentação enviada ao Tribunal de Contas da União, que chegou a suspender a alteração na concessão de Guarulhos para incluir o sistema APM (Automated People Mover).

Na época, a GRU Airport alegava que o contrato com a AeroGRU havia sido assinado e os trabalhos, iniciados, numa tentativa de convencer o TCU a liberar o processo.

“[A tecnologia] está sendo implantada no mundo inteiro e agora teremos aqui também no Brasil. Os veículos são muito bonitos, muito confortáveis e muitos seguros. Com o People Mover, o aeroporto de Guarulhos em São Paulo vai servir de exemplo para o mundo inteiro”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

O fornecimento dos veículos, batizados como APM Auster, será feito pela Marcopolo Rail, como mostrou o site recentemente. Além das empresas do consórcio, participam do projeto como parceiros a Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer, além da própria Marcopolo.

People Mover terá quatro estações e viagens a cada 6 minutos gratuitas (AeroGRU)

Sem prazo de entrega conhecido

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o People Mover de Guarulhos terá um investimento de R$ 271,7 milhões, bancado exclusivamente por recursos oriundos da outorga que a GRU Airport paga à União – o montante será descontado da parcela anual devida pela concessionária.

Com capacidade para transportar até 2 mil passageiros por hora em cada sentido, o Aeromovel, solução criada no Rio Grande do Sul nos anos 70, realizará partidas a cada 6 minutos, com paradas nos três terminais e também na estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM – a viagem será gratuita.

O Ministério da Infraestrututa, no entanto, não forneceu um prazo para que o sistema entre em operação. A expectativa é que as obras levem cerca de 18 meses, o que possibilitaria que o serviço fosse iniciado por volta do final de 2023 ou começo de 2024.

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Victorhajam
Victorhajam
3 anos atrás

Não deveriam ser 3 carros pelo menos pra poder ter manutenção periódica de um carro por vez?

Sérgio
Sérgio
3 anos atrás

Há uma informação errada prestada pelo governo.
Este tipo de trem NÃO está em implantação em vários lugares do mundo.
O seu efetivo funcionamento é duvidoso.
É o famoso barato é ruim.
Enfim quem viver verá….

Daniel Francis
Daniel Francis
3 anos atrás
Responder para  Sérgio

Depende. A categoria “people mover” realmente foi implantada em vários locais do mundo, porém usando várias tecnologias diferentes. O trem pneumático (como o Aeromóvel) é uma dessas tecnologias, por exemplo.

Sérgio
Sérgio
3 anos atrás
Responder para  Daniel Francis

Exato
Perple mover existe no mundo inteiro mas funcionando a ar só em Porto Alegre , numa linha bem mambembe
Estive lá em visita técnica e não conseguiram comprovar a eficiência energética do sistema e sai bem mal impressionado

Domenico Domingos
Domenico Domingos
3 anos atrás

O próximo passo é a extensão da linha 13 até o bairro de bonsucesso!!!