Contrato da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra será assinado em 10 de junho

ViaQuatro e governo Tarcísio farão aditivo contratual para viabilizar construção de duas novas estações do ramal. Cerimônia ocorrerá na sede da prefeitura de Taboão
Projeção da estação Taboão da Serra
Projeção da estação Taboão da Serra

O governo do estado e a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela, assinarão na segunda-feira, 10 de junho, o aditivo contratual que permitirá a extensão do ramal até Taboão da Serra.

A informação foi divulgada pela prefeitura do município vizinho da capital. A cerimônia está marcada para às 11 horas na sede administrativa de Taboão.

Este será o primeiro caso na malha metroferroviária de São Paulo em que uma concessionária assumirá obras de expansão de um ramal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Oficialmente, a ViaQuatro não tem qualquer compromisso com construção e implantação de novas áreas da Linha 4-Amarela, cabendo ao Metrô de São Paulo esta tarefa.

A mudança foi possível desde que um projeto de lei da gestão João Doria foi aprovado na Assembleia Legislativa, permitindo que concessionárias possam executar melhorias e expandirem a área de concessão.

Vermelho - Quadras de implantação da estação Chácara do Jockey Amarelo - Paradas do corredor de ônibus
Vermelho – Quadras de implantação da estação Chácara do Jockey

Para isso essas empresas bancam o projeto e como compensação, ampliam o escopo do contrato, seja pelo pagamento de valores maiores ou pela extensão do prazo de concessão, esta última mais provável.

O aditivo na Linha 4-Amarela significa que o governo Tarcísio de Freitas aceitou as condições propostas pela ViaQuatro para construir as estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além da extensão da via operacional.

O valor da obra deverá ser conhecido nesta segunda-feira e será uma oportunidade para descobrir quanto um trecho de metrô subterrâneo custa nas mãos privadas.

A CCR, que é a principal acionista da ViaQuatro, também está por trás de outro projeto de expansão, da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela. Nesse caso, o governo ainda não estimou quando exatamente a extensão será confirmada.

Segundo a gestão estadual, a Linha 4 deverá chegar à Taboão da Serra até 2029.

Total
0
Shares
Previous Post
O terceiro Aeromovel de Guarulhos chegará ainda em junho

Terceiro Aeromovel do People Mover de Guarulhos será entregue ainda em junho

Next Post
ViaQuatro possui menor custo operacional e a maior remuneração (Jean Carlos)

Análise: concessionárias privadas mostram-se mais eficientes que operadoras estatais, segundo dados

Related Posts