A CPTM assinou a ordem de serviço das obras do Terminal de ônibus Varginha nesta segunda-feira (5), o que permite que a construtora Paulitec dê início aos trabalhos.
O prazo para entrega do terminal, que ficará ao lado da futura estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é de 24 meses, ou seja, a edificação deverá ser concluída por volta do segundo semestre de 2024, se não houver atrasos.
A implantação do terminal urbano de integração foi viabilizada por meio de um convênio assinado pela CPTM com a SPTrans, que também investirá no projeto, de R$ 88,2 milhões. O governo do estado pretendia contar com verbas federais, mas acabou tendo de buscar outra fonte de financiamento.
Quando estiver pronto, o novo terminal ficará a menos de 800 metros de outro terminal de ônibus da SPTrans, localizado na Avenida Teotônio Vilela.

Estação será concluída “sem ser concluída” em 2022
Segundo a CPTM, “o novo terminal atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso”.
A obra envolve a implantação de plataformas de passageiros, construção dos edifícios operacional e de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas.
A companhia de trens metropolitanos garantiu ainda que a estação Varginha, a ser operada pela ViaMobilidade, “será concluída ainda este ano”.
Pelo que revela a imagem que abre este artigo, a previsão é bastante otimista, como este mostrou este site mostrou recentemente.