CPTM estuda a possibilidade de levar o Expresso Turístico até Aparecida

Expresso Turistico (Jean Carlos)
Expresso Turistico (Jean Carlos)

A CPTM tem feito investimentos no Expresso Turístico, serviço especial que realiza viagens para Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba. Com objetivo de expandir o serviço, a companhia pretende tirar do papel novos roteiros.

Segundo jornal jornal Folha de São Paulo, a CPTM trabalha com a possibilidade de expandir o serviço para três roteiros: Aparecida, Campos do Jordão e Santos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O roteiro para Aparecida já teria até data para operar: 12 de outubro. Nesta data comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida onde milhares de devotos vão até a cidade.

Antes da concretização do roteiro, será realizada uma viagem de teste que tem tempo estimado de 5h30 minutos entre Luz e Aparecida. Serão avaliados desempenho operacional e aceitação do público.

Outras empresas estarão envolvidas no processo. Uma delas poderá ser a MRS Logística que opera o trecho entre Eng. Manoel Feio até o Rio de Janeiro, parte da linha férrea que será utilizada para o novo trem.

Traçado entre Luz e Aparecida (CPTM)
Traçado entre Luz e Aparecida (CPTM)

Entidades de preservação como a ABPF podem também participar do projeto. A princípio, alguns carros do expresso turístico, de posse da entidade, são cedidos para a CPTM.

Há também a previsão de inclusão de novos carros. Um deles seria o carro restaurante que, no caso da viagem até Aparecida, seria obrigatório por lei federal dado o tempo de viagem.

A Litorina da CPTM, carro especial utilizado até então para viagens administrativas, também pode entrar no pacote.

A CPTM estudou anos atrás a possibilidade de roteiros de dois dias onde a composição partiria no período matutino e teria retorno previsto para o dia seguinte, de forma que os passageiros pudessem ter uma melhor experiência de viagem.

Tempo de viagem estimado entre Luz e Aparecida (CPTM)
Tempo de viagem estimado entre Luz e Aparecida (CPTM)

As viagens neste modelo abre a chance para aumentar as receitas não tarifárias da empresa e, inclusive, firmar parcerias em âmbito turístico, o que pode tornar o roteiro ainda mais atrativo.

Previous Post

Metrô retoma licitação de telecomunicações da Linha 17-Ouro

Next Post

Julio Castiglioni assume a presidência do Metrô de São Paulo

Related Posts