A CPTM assinou no mês de junho um novo contrato para serviços de engenharia na Linha 13-Jade com foco na realização de serviços de levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado na extensão leste entre as estações de Aeroporto Guarulhos e Bonsucesso.
Os serviços basicamente consistem na produção de fotografias aéreas no trecho leste da Linha 13-Jade que serão utilizados em estudos futuros para a expansão do ramal ao interior da cidade de Guarulhos.
Esse serviço também engloba em seu escopo o levantamento da topografia do local que analisará as condições do relevo da região. Todas essas informações deverão estar georreferenciadas de forma que os dados possam ser corretamente manipulados durante a produção dos estudos posteriores.

Tais estudos se referem justamente à parte de engenharia e arquitetura, necessários para subsidiar o anteprojeto da extensão, bem como análises a nível ambiental, mercadológico e econômico-financeiro. A empresa contratada para a realização dos serviços foi a Base Aerofotogrametria e Projetos Ltda. O prazo para a execução dos serviços é de 90 dias. O custo dos trabalhos é da ordem de R$ 32,8 mil.
Cabe ressaltar que atualmente a CPTM trabalha para garantir a expansão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, acréscimo esse que será acompanhado da Linha 11-Coral. O prolongamento à leste é um dos mais esperados, pois tem potencial real de atrair grande quantidade de passageiros provenientes de uma região carente do transporte de massa no município de Guarulhos.

Ao contrário do que chegou a sugerir o governo Doria em 2019, a extensão da Linha 13 passará ao largo do Aeroporto de Guarulhos. Para atender os passageiros do terminal aéreo, o governo federal está finalizando um aditivo para a construção do people mover entre a estação Aeroporto-Guarulhos e os principais terminais. Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a previsão é que o sistema seja concluído no final de 2024.