CPTM implantará sistema de comunicação visual multimídia nas estações Brás e Palmeiras-Barra Funda

Sistema de comunicação multimídia instalado pela CPTM em João Dias (Jean Carlos)

A CPTM publicou na segunda-feira (27) duas novas licitações para a implantação de um sistema de comunicação visual multimídia em duas de suas mais movimentadas estações: Brás e Palmeiras-Barra Funda.

O novo sistema de comunicação visual se trata de uma série de equipamentos que deverão ser implantados nas estações com o intuito de oferecer informações de forma rápida e eficaz, contando inclusive com equipamentos que possibilitem interação com o passageiro.

A ideia é aprimorar a experiência de viagem das pessoas, algo que está atrelado à “jornada do passageiro”, que consiste em um mapeamento realizado pela CPTM do percurso e interações que o usuário tem desde a preparação para viagem, a entrada na rede ferroviária e sua saída.

O sistema de comunicação visual multimídia é totalmente integrado, possibilitando a transmissão de informações aos passageiros em tempo real. Na estação Brás, por exemplo, deverão ser instalados painéis luminosos, telas de LCD com informações sobre a viagem como o mapa da rede e o mapa de arredores, totens de de autoatendimento e uma IHM (Interface Homem Máquina) local que deverá ser alocada na Sala de Supervisão Operacional (SSO).

Na estação Palmeiras Barra Funda deverão ser implantadas outras novidades como painéis indicativos para as plataformas que serão sustentados por pilares. O equipamento é semelhante aos portais de entrada da Linha 4-Amarela quanto ao seu propósito: Indicar de forma mais clara o local de embarque.

Também serão implantados adesivos no chão da estação, indicando os principais locais para embarque.

Os painéis “Padrão CPTM” serão compostos de por três telas de LED com 55” com resolução UDH 4K. Este tipo de equipamento já foi implantado em algumas estações da Linha 9-Esmeralda antes da concessão para a ViaMobilidade.

Painel “padrão CPTM” (CPTM)

Os painéis de indicação de destino deverão ser fixados nas plataformas. Eles indicarão informações como a linha, destino, número de plataforma, mapa da linha, mensagens e relógio.

Para compreender melhor como será executada a instalação do novo sistema a CPTM disponibiliza nos anexos do edital a topologia de rede. Desta forma é possível visualizar que o sistema funcionará de forma integrada em todas as plataformas. 

Topologia da rede na estação Brás (CPTM)

Na estação Palmeiras-Barra Funda, as plataformas 1 e 2, que pertencem à Viabilidade, não receberão as melhorias. A plataforma 4, que é domínio da CPTM, mas está sob empréstimo para a concessionária, receberá as melhorias.

Topologia da rede na estação Palmeiras-Barra Funda (CPTM)

O projeto deverá ser elaborado e implantado nas estações Palmeiras-Barra Funda e Brás dentro de 12 meses. Por se tratar de duas licitações diferentes a concorrência poderá abranger mais empresas.

As propostas deverão ser enviadas eletronicamente até o dia 12 de julho, quando ocorrerá a sessão pública de processamento da licitação.

Previous Post

Gargalo da expansão da Linha 2-Verde, Complexo Rapadura já está sendo escavado

Next Post

Metrô lança o “EstacãoX”, projeto para automatizar suas estações

Related Posts